A Secretaria-Geral de Governança e Estratégia do TRT de Goiás divulgou o Relatorio de Iniciativas 2021contendo as principais ações executadas no ano passado em cumprimento ao Plano de Gestão 2021/2023. Esse plano faz parte do ciclo da estratégia 2021-2026, documento aprovado pelo Tribunal Pleno que define com clareza o norte que a organização deve seguir nos próximos anos.
O documento fornece uma visão geral do desempenho do Tribunal nas áreas judiciária e administrativa, listando as principais iniciativas e resultados alcançados no cumprimento de cada objetivo estratégico. O relatório permite o monitoramento e o acompanhamento do desempenho da instituição no cumprimento do seu plano estratégico. Para ver a íntegra do relatório, clique aqui. Veja abaixo algumas das iniciativas de 2021.
Em dezembro do ano passado, o TRT de Goiás conquistou o Prêmio CNJ de Qualidade 2021 na categoria Diamante, com 90,6% da pontuação máxima, figurando na primeira colocação no ramo da Justiça do Trabalho e segundo na colocação geral. Instituído em 2019, o Prêmio visa estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência nos aspectos de gestão e planejamento, organização administrativa e judiciária, além de sistematização e disseminação das informações e produtividade. A premiação foi conquistada pelo Regional goiano pelo segundo ano consecutivo.
Esse resultado se soma a outros também relevantes dentro do objetivo de fortalecer a governança e a gestão estratégica, como a elaboração, aprovação e publicação do Plano Estratégico 2021/2026, bem como do Plano de Gestão 2021/2023.
Na área de Gestão de Pessoas, o TRT-18 aprovou, por meio da Resolução Administrativa nº 133/2021, a Política de Sucessão, que tem por princípio valorizar a experiência, os conhecimentos e habilidades dos servidores interessados e indicados para o processo de formação de sucessores. O programa tem o objetivo de preparar os servidores que vão ocupar postos de trabalho gerenciais e críticos.
Na área da comunicação social, o TRT fechou parceria com a TV UFG para a exibição, sem ônus, do Programa Hora Extra, produzido pelo Regional e veiculado nas emissoras Fonte TV, TV Justiça e TV Assembleia. A TV UFG tem sinal aberto na região metropolitana de Goiânia, canal 15.1, contando com 2,5 milhões de espectadores.
Em novembro de 2021, o Tribunal finalizou os trâmites para a cessão de uso do espaço físico do Edifício Ialba-Luza ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás para abrigar as Zonas Eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor, além de parte das suas unidades administrativas. A cessão do prédio vai gerar redução de despesas ordinárias tanto para a Justiça do Trabalho como para a Justiça Eleitoral.
O TRT-18 aderiu, no início do segundo semestre de 2021, ao projeto “Juízo 100% Digital”, que traz a possibilidade de o cidadão valer-se da tecnologia para ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente na sede da Vara ou do Tribunal. Regulamentado pela Portaria SGP/SGJ nº 896/2021, o sistema permite a prática de todos os atos processuais de forma exclusivamente eletrônica e remota com a utilização dos meios eletrônicos disponíveis, como o PJe, DEJT, e-mail, aplicativos de mensagens, plataformas de videoconferência, telefone e outros.
Outra iniciativa de destaque foi a regulamentação do Balcão Virtual, plataforma permanente de videoconferência para atendimento ao público, simulando no ambiente virtual o atendimento presencial durante o horário de expediente.
A equipe de Tecnologia da Informação também conseguiu fazer a reconfiguração do layout dos ativos do DataCenter e concluir a primeira etapa do Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC. Com essas medidas, foram feitos testes práticos de simulação de pane nos principais equipamentos de comunicação de dados do datacenter e, consequentemente, identificadas várias oportunidades de melhoria para que os serviços não sejam interrompidos e, em caso de indisponibilidade, sejam restabelecidos dentro dos prazos esperados.
Um dos destaques quanto à sustentabilidade foi a instalação de energia fotovoltaica em várias unidades judiciárias do Estado, com o objetivo de reduzir os valores gastos com custeio. Por ser uma energia de fonte limpa e renovável, a iniciativa também contribui para a redução do impacto local sobre o meio ambiente. Foram beneficiadas as Varas do Trabalho de Caldas Novas, Catalão, Jataí, Quirinópolis, Inhumas, São Luís de Montes Belos, Ceres e Goiatuba.
Ainda foram destaques a criação do Centro Regional de Inteligência, pela Portaria 965/2021, referendada pela RA Nº 88/2021, e a conclusão da migração de 100% dos processos em tramitação no 1º Grau de Jurisdição para o PJe.
Para ver mais detalhes sobre essas iniciativas e conhecer outras implementadas no ano passado, acesse o Relatório de Iniciativas 2021, clicando aqui.
Comunicação Social TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br