Sustentabilidade e Acessibilidade
Fortalecer a Sustentabilidade, a Acessibilidade e a Inclusão é uma forma de contribuir para a missão do TRT da 18ª Região de promover a paz social mediante a solução dos conflitos trabalhistas com qualidade, efetividade e satisfação da sociedade
Nesse sentido, assumir novas responsabilidades tem sido característica marcante no Tribunal. Nesse contexto, estabelece-se como norte a Agenda 2030 da ONU — um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidas, seus países membros e suas instituições rumo ao desenvolvimento sustentável.
Um dos instrumentos para efetivar as ações da Agenda 2030 é a Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT da 18ª Região, traçada a fim de estabelecer diretrizes para a realização das ações de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão do Tribunal.
Outro instrumento importante para a consolidação da sustentabilidade no Tribunal é o Plano de Logística Sustentável, atualizado anualmente, com objetivos, metas e planos de ação para uso racional dos recursos, aperfeiçoamento do gasto público e combate ao desperdício.
Em relação à temática da Acessibilidade e Inclusão, anualmente é elaborado, também de forma participativa, Plano de Ação com o objetivo de promover melhorias em diversas áreas do Tribunal, para atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.