TRT-18 adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Glossário Jurídico

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região passou a integrar, em 13/7/23, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O Programa é voltado aos gestores das organizações públicas, das três esferas de governo e dos três Poderes em todos os Estados da federação, e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Marca de participante
logomarca do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção em fundo branco. Trata-se de um círculo maior com fundo interno verde com o nome do programa e uma fita azul em baixo escrito "Participante". No alto do círculo maior há um círculo menor com parte da bandeira do Brasil

Marca de participante do PNPC. O selo será exibido no portal do TRT-18

As instituições públicas que já aderiram ao PNPC podem ser identificadas pela marca ou selo de participante exibidas em seus sites ou portais na internet. A marca foi criada para que cada organização que aderir ao PNPC possa também ser um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade em contribuir para um setor público visto pela sociedade como honesto.

Para utilizar a marca, a instituição ou organização pública deve responder a um questionário de autoavaliação de suas práticas de combate à corrupção, assumindo um compromisso consigo mesma e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência.

Para ajudar as organizações públicas a implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e oferecer segurança para a tomada de decisões, foi desenvolvida a plataforma e-Prevenção, que é parte do PNPC.

Adesão do TRT-18

O secretário-geral de Governança e Gestão Estratégica do TRT-18, Robnaldo Alves, destacou que a adesão do TRT-18 ao PNPC é importante para ratificar o compromisso constante que o tribunal tem com a integridade pública de alto nível e todos os seus desdobramentos tais como combate à corrupção, ao assédio e aos ilícitos de modo geral.

Robnaldo Alves destacou que, entre as práticas de combate à corrupção adotadas pelo Tribunal estão o Código de Ética e Conduta, a Regulação Interna da Lei de Acesso à Informação, e a Política de Combate à Fraude e à Corrupção.

WF/FV

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.