Ouvidoria
A Ouvidoria é uma porta aberta para o recebimento de manifestações relacionadas aos serviços prestados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.
Qualquer interessado pode registrar reclamações, sugestões, elogios, solicitações, denúncias e pedidos de simplificação, por meio de qualquer um dos seguintes canais de comunicação:
CANAIS DE COMUNICAÇÃO – OUVIDORIA | |
Formulário Online | * Uso preferencial Disponível 24 horas por dia. |
Telefone | (62) 3222-5680 ou 0800-644-0018 (ligação gratuita) Durante o horário de expediente do Tribunal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. |
WhatsApp |
(62) 3222-5680 ou WhatsApp Web Durante o horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. |
ouvidoria@trt18.jus.br Disponível 24 horas por dia. |
|
Pessoalmente |
Rua T-51 esquina com Av. T-1, nº 1.403, Qd. T-22, Lts. 7 a 22, 1º andar, Fórum Trabalhista de Goiânia, Setor Bueno, Goiânia-GO. CEP 74215-210 Durante o horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. |
Correspondência | Rua T-51 esquina com Av. T-1, nº 1.403, Qd. T-22, Lts. 7 a 22, 1º andar, Fórum Trabalhista de Goiânia, Setor Bueno, Goiânia-GO. CEP 74215-210 |
Balcão Virtual | Caso não consiga atendimento, acesse o formulário alternativo. |
Como a Ouvidoria funciona
Como a Ouvidoria funciona
A sua manifestação será recebida, registrada e analisada por uma equipe especializada da Ouvidoria. Caso não haja uma solução imediata, a questão será encaminhada à unidade responsável e você será informado das medidas adotadas. Ao final, enviaremos uma resposta esclarecedora e fundamentada, inclusive quando a providência pretendida não for atendida.
Acompanhamento das manifestações
Para verificar o andamento da sua manifestação, entre em contato com a Ouvidoria ou utilize o código de acesso que encaminhamos para o seu e-mail de contato, por meio do nosso sistema de acompanhamento.
Avaliação do registro de denúncias e reclamações
Avalie o serviço de registro de denúncias, reclamações e demais manifestações e contribua com o aprimoramento do atendimento da Ouvidoria (Formulário de Avaliação).
Tratamento sigiloso
O interessado poderá solicitar o tratamento sigiloso dos seus dados pessoais e escolher receber a resposta em meio físico, seja por correspondência ou retirada no local, embora o meio preferencial para envio da resposta seja o e-mail.
Poderá ser cobrado do interessado o valor referente aos custos dos serviços e dos materiais utilizados, exceto se a situação econômica do solicitante não lhe permitir pagar esse valor sem prejudicar o sustento próprio ou da família, nos termos da Lei n. 7.115/1983.
Política de uso e de tratamento de dados pessoais dos serviços prestados pela Ouvidoria
O tratamento de dados pessoais pela Ouvidoria é realizado para o atendimento de sua finalidade em cumprimento ao interesse público, com o objetivo de desempenhar as suas atribuições legais em conformidade com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT da 18ª Região.
Missão da Ouvidoria
1. A Ouvidoria promove a participação dos usuários, magistrados e servidores do Tribunal com foco na excelência dos serviços prestados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.
2. Nessa missão, busca:
- desenvolver as interações entre a comunidade e a Justiça do Trabalho, por meio da valorização da comunicação entre os usuários, magistrados, servidores e a administração do tribunal;
- detectar falhas nos serviços da Justiça do Trabalho e atuar na busca de soluções, encaminhando reclamações, denúncias, elogios e sugestões, aos canais competentes;
- divulgar as práticas que atendem às expectativas dos usuários;
- esclarecer as dúvidas dos usuários acerca dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho;
- estimular a participação e o controle social, atuando na valorização do acesso do usuário aos serviços prestados pela Justiça do Trabalho.
Perguntas Frequentes
♦ Quem pode apresentar manifestações na Ouvidoria?
A Ouvidoria está aberta a todas as pessoas físicas e jurídicas. O usuário pode ser externo (advogados, partes em ações e demais usuários) e interno (magistrados, servidores ativos e inativos, estagiários e prestadores de serviço).
♦ Onde e como posso apresentar reclamações, denúncias, sugestões e solicitar informações?
Compete à Ouvidoria receber, registrar e providenciar atendimento adequado a denúncias, elogios, sugestões e reclamações sobre a atuação de magistrados e servidores, sobre o andamento de processos e demais serviços prestados pelo Tribunal.
A Ouvidoria também é a unidade responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão do Tribunal (SIC – TRT 18).
O serviço de busca e fornecimento de informação é gratuito.
♦ Quais são os requisitos para ser atendido pela Ouvidoria?
É necessária a identificação do requerente. Entretanto, o manifestante poderá optar pelo sigilo dos seus dados pessoais, que ficarão sob a guarda e responsabilidade da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão.
♦ Quais manifestações não serão analisadas pela Ouvidoria?
> reclamações, denúncias e sugestões referentes a órgãos estranhos ao TRT da 18ª Região;
> consultas sobre direitos trabalhistas;
> demandas para as quais exista medida judicial ou administrativa específica;
> reclamações sobre atos e decisões judiciais.
♦ Qual o prazo para ser atendido pela Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18)?
A Ouvidoria presta atendimento imediato por telefone ou presencialmente e em até 2 (dois) dias úteis, quando solicitado por formulário eletrônico ou e-mail.
Caso haja necessidade de manifestação de outra(s) unidade(s) do Tribunal, a resposta deverá ser apresentada em até 15 (quinze) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa.
Não sendo possível o acesso imediato à informação, ela deverá ser disponibilizada em até 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias, também mediante justificativa expressa.
♦ Onde posso apresentar denúncias sobre condições de trabalho irregulares?
Todas as denúncias e dúvidas relacionadas a condições de trabalho deverão ser encaminhadas à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, por meio de um dos seguintes canais de atendimento:
- Atendimento preferencial
- Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho: (61) 2031-6275 / 6797 e 158 (telefone geral de atendimento) ou a página da internet
- Telefones: (62) 3227-7013 / 7000 / 7707 e 7099
- E-mail: contato.go@mte.gov.br
- Presencial: Avenida 85, n. 887, Edifício Genebra, Setor Sul, nesta Capital, CEP 74080-010.
♦ Além da Ouvidoria, onde mais posso ter obter informações sobre a situação do meu processo?
O cidadão pode consultar a situação do processo em que é parte por meio do Tele TRT – 0800 620 6622.
♦ Onde posso tirar dúvidas sobre direitos trabalhistas?
Para se informar sobre os seus direitos, como a ausência de pagamento de alguma verba trabalhista, o cidadão pode procurar o sindicato da categoria, advogados especializados e o serviço prestado por universidades que disponibilizam esse serviço.
Se necessário, o cidadão pode ingressar com um processo judicial, mesmo sem o auxílio de um advogado particular contratado. Nesse caso, basta procurar o nosso serviço de atermação, que pode ser acessado da seguinte forma:
- Em Goiânia: atendimento presencial no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), no 3º andar do Fórum Trabalhista.
- Em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Rio Verde: atendimento presencial nos Núcleos de Administração do Foro.
- Nas demais Varas do Trabalho e Postos Avançados da Justiça do Trabalho: atendimento presencial nas respectivas sedes.
♦ Onde encontro os telefones de contato do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região?
Nos seguintes endereços:
Composição
Ouvidora | Desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque | |
Ouvidor Substituto | Desembargador Paulo Sérgio Pimenta | |
Ouvidor Auxiliar | Jorge Luis Machado | |
Secretaria da Ouvidoria | Cleide Barbosa Lemos Hubner Alessandro Santos Rocha Maria José Ribeiro e Vargas Marielle Barbosa Negreiros Rolim |
Principais Normas Internas
Estatísticas
Relatórios estatísticos da Ouvidoria (desde 2022, os relatórios da Ouvidoria são trimestrais) | |||||||||||||
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2024 | pdf odt | Jan-Mar Jan-Mar | Abr-Jun Abr-Jun | ||||||||||
2023 | pdf odt | Jan-Mar Jan-Mar | Abr-Jun Abr-Jun | Jul-Set Jul-Set | out-dez out-dez | ||||||||
2022 | pdf odt | Jan-Mar Jan-Mar | Abr-Jun Abr-Jun | jul-set jul-set | out-dez out-dez | ||||||||
2021 | pdf odt | Jan Jan | Fev Fev | Mar Mar | Abr Abr | Mai Mai | Jun Jun | Jul Jul | Ago Ago | Set Set | Out Out | Nov Nov | Dez Dez |
2020 | pdf odt | Jan Jan | Fev Fev | Mar Mar | Abr Abr | Mai Mai | Jun Jun | Jul Jul | Ago Ago | Set Set | Out Out | Nov Nov | Dez Dez |
2019 | pdf odt | Jan Jan | Fev Fev | Mar Mar | Abr Abr | Mai Mai | Jun Jun | Jul Jul | Ago Ago | Set Set | Out Out | Nov Nov | Dez Dez |
2018 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | |
2017 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | |
2016 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | |
2015 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
Relatórios de Gestão da Ouvidoria |
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Relatório 2023 pdf Relatório 2023 odt |
Relatório 2022 pdf Relatório 2022 odt |
Relatório 2021 pdf Relatório 2021 odt Resolução Administrativa nº 37/2022 (aprovação do relatório 2021 pelo Pleno) |
Relatório 2020 pdf Relatório 2020 odt |
Relatório 2019 pdf Relatório 2019 odt |
Relatório bienal consolidado 2017 – 2018 |
Relatório bienal consolidado 2015 – 2016 |