Precatórios
O que encontro nesta página?
Nesta página, você encontra informações sobre os precatórios e as requisições de pequeno valor – RPVs expedidos pela Justiça do Trabalho do estado de Goiás (TRT-GO), além das listas de pagamento em ordem cronológica de cada devedor.
Para gerenciar os precatórios o TRT-GO utiliza o sistema Gprec – Gestão de Precatórios da Justiça do Trabalho.
Consultas
Informações úteis
O que é precatório?
Precatório é uma ordem expedida pelo Poder Judiciário para que as instituições federais, estaduais e municipais, além de suas autarquias e fundações, paguem valores devidos aos credores, após uma sentença definitiva.
Qual é o prazo para pagamento do precatório? Quais são os regimes/planos de pagamento?
Conforme o artigo 100 da Constituição e os artigos 101 a 105 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias/1988, o pagamento de precatórios ocorre de duas maneiras:
- Regime Geral: Integram o regime geral de pagamentos os órgãos públicos que não estavam em atraso no pagamento até 25 de março de 2015. Os precatórios que forem expedidos até 2 de abril tem seu crédito incluído no orçamento do ano seguinte, e devem ser pagos até o final deste ano orçamentário.
- Regime Especial: Os órgãos públicos que estavam em atraso no pagamento de precatórios em 25 de março de 2015 entraram no regime especial de pagamento. Esses órgãos devem pagar todos os precatórios até 31 de dezembro de 2029, depositando mensalmente uma parte de suas receitas em uma conta especial administrada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que fará o repasse de valores ao TRT-18 para pagamento aos credores.
O que é Requisição de Pequeno Valor (RPV)?
A RPV é a ordem de pagamento emitida pelo Poder Judiciário destinada às dívidas de menor valor dos órgãos federais, estaduais e municipais, além de suas autarquias e fundações. Cada órgão público pode escolher, em lei própria, o limite do valor da RPV, sendo que o valor mínimo deverá ser igual ao maior benefício do regime geral da previdência social. Caso não haja lei sobre o assunto, usam-se os seguintes critérios:
– dívidas dos Municípios – 30 salários-mínimos
– dívidas dos Estados – 40 salários-mínimos
– dívidas da União – 60 salários-mínimos
Qual é o prazo para pagamento da RPV?
A RPV deve ser quitada em até dois meses a partir da intimação do devedor.
O que significa renunciar o crédito?
Quando o credor possui um valor a receber acima do limite para expedição da RPV, é possível abrir mão do valor excedente para evitar o precatório, que tem pagamento mais demorado e burocrático, recebendo o valor mais rapidamente. É possível fazer a renúncia de parte do crédito a qualquer momento, basta informar ao juízo por meio de petição.
Como obter a certidão de regularidade de precatórios?
Para obter a certidão de regularidade de pagamento de precatórios, o interessado deverá solicitar a expedição por meio do endereço eletrônico da Divisão de Requisitórios Judiciais, precatorios@trt18.jus.br .
Contato
Juízo de Execução: (62) 3222-5548
Divisão de Requisitórios Judiciais: (62) 3222-5342
E-mail: precatorios@trt18.jus.br
Também é possível acessar por videoconferência utilizando o Balcão Virtual.