Ação Trabalhista Verbal

O cidadão pode apresentar reclamação (ação trabalhista) na Justiça do Trabalho sem a assistência de advogado. Veja abaixo como isso pode ser realizado:

Reclamação Trabalhista apresentada pessoalmente

A reclamação trabalhista pode ser apresentada pessoalmente, de forma verbal, à unidade judiciária competente (em Goiânia e no interior) e será reduzida a termo (por escrito) por um serventuário da Justiça, que o orientará de forma imparcial sobre os direitos trabalhistas e a possibilidade da prestação de assistência judiciária pelos sindicatos de sua categoria, pelas faculdades conveniadas e por advogados cadastrados para a prestação de serviço voluntário.

Formas de Acesso

• Em Goiânia: atendimento presencial no Núcleo de Atendimento ao Usuário e Cadastramento Processual, no 3º andar do Fórum Trabalhista.
• Em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Rio Verde: atendimento presencial nos respectivos Foros.
• Nas demais Varas do Trabalho e Postos Avançados da Justiça do Trabalho: atendimento presencial diretamente nas unidades.

Reclamação Trabalhista apresentada por WhatsApp ou mediante formulário digital

Visando garantir a prestação jurisdicional e o pleno acesso à justiça, os requerimentos de redução a termo da reclamação trabalhista poderão ser realizados presencialmente, através do WhatsApp 3222-5570 ou mediante o preenchimento de um dos dois formulários abaixo, cabendo ao reclamante escolher entre o simplificado e o completo, ocasião em que o Setor de Atermação entrará em contato com o interessado.

Os comentários estão encerrados.