Ação Trabalhista Verbal

Qualquer pessoa, empregador ou empregado, têm o direito de iniciar uma ação na Justiça do Trabalho sem a necessidade de um advogado. Mas é importante saber que o Tribunal não oferece o acompanhamento de um advogado, mesmo depois de iniciado o processo.

Um servidor do tribunal estará disponível para redigir sua ação, se preenchidos os requisitos legais. Além disso, ele fornecerá orientações sobre seus direitos e como obter assistência jurídica gratuita por meio de faculdades conveniadas ou advogados voluntários. O serviço é gratuito!

Para um atendimento completo, é importante que você tenha em mãos os seguintes documentos:

  1. Documentos pessoais
  2. Nome completo e CNPJ da empresa
  3. Comprovante de residência
  4. Carteira de trabalho
  5. Últimos contracheques
  6. Extrato de FGTS
  7. Documentos que comprovem os fatos informados

Atendimento pessoal

Em Goiânia, você pode ir ao Núcleo de Atendimento ao Usuário e Cadastramento Processual, localizado no 3º andar do Fórum Trabalhista, na Av. T1, Quadra T22, Lote 01/24, n. 1698, Setor Bueno, das 8h às 16h.

Para outras cidades, você pode ir diretamente à sede da Vara do Trabalho. Os endereços de cada vara do trabalho estão na aba contatos.

Atendimento por WhatsApp ou por formulário digital

Visando garantir a prestação jurisdicional e o pleno acesso à justiça, é realizado o atendimento aos usuários através do WhatsApp 3222-5570 ou mediante o preenchimento de formulário.

Se estiverem preenchidos todos os requisitos para iniciar a ação trabalhista, você receberá o número do protocolo e os dados necessários para o acompanhamento do seu processo no Consulta Processual.

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Atermação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, por meio dos seguintes canais de atendimento:

Email: atermacao@trt18.jus.br

Telefone/Whatszapp (62) 3222-5570

ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Responsável por este conteúdo: Secretaria-Geral Judiciária, (62) 3222-5365/5567 / sgj@trt18.jus.br