Pela quinta vez, TRT-GO recebe premiação do CNJ na categoria Diamante

Publicado em: 03/12/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Dirigentes do TRT-GO recebem a premiação do ministro Barroso e do conselheiro Alexandre Teixeira

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) conquistou, pela quinta vez, a categoria Diamante na premiação anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais do Poder Judiciário brasileiro. Com o percentual de 89,2% de cumprimento dos critérios estabelecidos para a premiação, o Regional Trabalhista goiano foi o único entre os TRTs de médio porte a conseguir o Diamante. O anúncio dos ganhadores do Prêmio CNJ de Qualidade e a entrega dos troféus foram realizados na manhã desta terça-feira, 3/12, durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), em Campo Grande (MS). 

Criado em 2019 em substituição ao Selo Justiça em Números, o Prêmio CNJ de Qualidade contempla todos os 91 tribunais do Judiciário, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF). As categorias do prêmio são: Excelência, Diamante, Ouro e Prata. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltou que o prêmio avaliou os eixos temáticos Governança, Produtividade, Transparência, Dados e Tecnologia. Ele explicou também que, em 2024, atendendo a pedidos dos tribunais, os prêmios foram entregues fazendo a distinção do porte dos tribunais, garantindo, assim, uma comparação mais justa entre eles. 

No ramo da Justiça do Trabalho, os premiados na categoria Diamante por porte foram: TRT-3 (MG) entre tribunais de grande porte; TRT-18 (GO) em médio porte; e finalmente TRT-13 (PB) e TRT-14 (RO/AC) entre tribunais de pequeno porte. Na premiação geral, três tribunais foram agraciados com a premiação na mais alta categoria, “Excelência”: TRE-CE, TRT-8 (PA/AP) e TJ-RR. Confira a lista de todos os vencedores da premiação por ramo de Justiça e porte

Comemoração

Integrantes da Administração do TRT-GO e servidores presentes na solenidade de premiação do CNJ

A premiação concedida ao TRT-GO foi entregue ao presidente do tribunal, desembargador Geraldo Nascimento, e ao vice-presidente e corregedor regional, desembargador Eugênio Cesário, pelo conselheiro do CNJ Alexandre Teixeira e pelo ministro Barroso. Os desembargadores comemoraram a conquista em Campo Grande ao lado de outros integrantes da Administração: desembargador Daniel Viana Júnior, gestor de metas; a juíza auxiliar da Presidência, Eunice Castro; o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Platon Neto; o secretário-geral da Presidência, Humberto Ayres; o diretor-geral Álvaro Resende; o diretor da Secretaria-Geral Judiciária, Cleber Pires, o diretor da Secretaria-Geral de Governança e Estratégia, Robnaldo Alves; e o diretor da Divisão de Estatística, Rafael Ramos. 

O presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento, disse que receber o prêmio na categoria Diamante pela quinta vez é motivo de grande orgulho para o TRT-GO. “Esse reconhecimento reflete o compromisso contínuo de magistrados, servidores e colaboradores em promover uma Justiça do Trabalho eficiente, transparente e comprometida com a excelência. Esse resultado é fruto de uma gestão focada na inovação, na melhoria dos serviços prestados à sociedade e, sobretudo, na valorização do ser humano. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista, que reforça nossa missão de garantir uma prestação jurisdicional ágil e de qualidade”, destacou.

Dirigentes do TRT-GO celebram a conquista do Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade, mostrando com orgulho que esta é a quinta vez que o tribunal alcança a categoria

O vice-presidente, Eugênio Cesário, ressaltou ser uma honra muito grande integrar o TRT-GO, cinco vezes campeão no ranking do CNJ na qualidade da prestação do serviço jurisdicional, “especialmente neste momento, muito bem conduzido pelo presidente Geraldo Nascimento”. “Tive a honra de contribuir, na gestão do primeiro grau e na pauta administrativa, e entendo que nós evoluímos bastante”, frisou. Para ele, precisa ser destacada também a profícua contribuição do desembargador Daniel Viana, “que fez um trabalho proficiente por esse momento exitoso da nossa Instituição”, disse. “Minha especial saudação aos nossos briosos magistrados e servidores, que põem a grandeza da instituição e o seu serviço acima de qualquer divergência”, agradeceu.

Histórico

O TRT de Goiás conquistou o prêmio na categoria Diamante pela primeira vez em 2017, quando a premiação era denominada Selo Justiça em Números. O segundo Diamante veio em 2020, já com a denominação Prêmio CNJ de Qualidade; o terceiro, em 2021, e o quarto, em 2023.

Discursos

Antes da entrega da premiação aos tribunais, o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa, falou sobre a atuação da Justiça do Trabalho (JT) no país, que prima pelo respeito e dignidade da pessoa. Ele destacou que o objetivo principal da JT é reduzir a litigiosidade e racionalizar a prestação de serviços visando também à celeridade, “pressuposto de garantia de uma sociedade justa, equilibrada e feliz”, concluiu.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a cooperação entre os órgãos da Justiça para melhorar a atuação do Poder Judiciário. Em relação à Justiça do Trabalho, ele mencionou a Resolução 586/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que concede quitação ampla, geral e irrevogável aos acordos extrajudiciais homologados pela Justiça do Trabalho, visando à redução da litigiosidade no âmbito trabalhista.

FV/WF/LB

 

 

 

 

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br