Plano Diretor de TIC

A TI tem assumido um papel crítico nas organizações: o de agregar valor e qualidade aos processos, produtos e serviços, evoluindo de uma orientação voltada à automatização de tarefas e apoio administrativo para uma orientação estratégica. Há alguns anos, a tecnologia buscava apenas automatizar tarefas e processos de trabalho para reduzir o trabalho humano. Contudo, aos poucos, ela começou a transformar todo o processo organizacional.

A visão estratégica de TI permite não apenas a sustentação dos objetivos organizacionais, mas também viabiliza novas oportunidades para ampliação e evolução dos serviços oferecidos pela organização, por meio da otimização de atividades, eliminação de barreiras de comunicação e melhoria do processo decisório.

Diante deste novo cenário, o planejamento se tornou condição sine qua non para que haja uma maior eficiência e um melhor aproveitamento dos recursos públicos. É por meio do planejamento que a organização pode alinhar as suas ações visando alcançar o seu objetivo institucional. Planejamento pressupõe objetivos e demanda por coordenação, faz com que a organização possa identificar e organizar a experiência e as expectativas, integrando conhecimento, selecionando questões e inserindo ações em torno de objetivos precisos que orientem as competências, os processos de produção, as relações e as parcerias.

Segundo a Instrução Normativa SLTI/MPOG Nº 4/2014, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação é instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.

Nesse sentido, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, buscando dar continuidade e efetividade à publicação e execução do Planejamento Estratégico Institucional e de Tecnologia da Informação, detalha nos documentos abaixo o conjunto de ações programadas dos Planos Diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) a partir do biênio de 2015-2017.

Acompanhe aqui a execução dos PDTICs (selecione o biênio de referência)

Os comentários estão encerrados.