Organização
“Uma organização de TI é definida considerando os requisitos de pessoal, habilidades, funções, autoridade, papéis e responsabilidades, rastreabilidade e supervisão. Essa organização deve fazer parte de uma estrutura de processos de TI que assegure transparência e controle, assim como o envolvimento de executivos sênior e a Direção do negócio” (2007 IT Governance Institute).
De acordo com a Política de Governança e Gestão de TIC do TRT da 18ª Região, as estruturas envolvidas nas decisões de TIC são:
- Comitê de Governança e Gestão Participativa (CGOV);
- Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC);
- Comissão de Segurança da Informação (CSegInfo);
- Gestores de Soluções de TIC;
- Secretaria-Geral de Governança e Estratégia;
- Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI);
Atuam alinhados com as diretrizes da PGTIC e do CGOV os seguintes Comitês:
- Comissão Geral do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias do Trabalho (e-Gestão);
- Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT);
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Gerência de Apoio à Governança de TIC e a Divisão de Estatística, Pesquisa e Inovação (as duas unidades vinculadas à Secretaria-Geral de Governança e Estratégia) integram a força de trabalho de TIC e estão organizadas de acordo com a estrutura ilustrada abaixo: