Na manhã de quinta-feira (8/12), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) iniciou as ações para concretizar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos com uma palestra direcionada aos terceirizados responsáveis pela limpeza dos prédios do órgão.
No evento, a servidora e membro da Comissão para Coleta Seletiva Solidária, Lara Nercessian, apresentou aos terceirizados a nova portaria TRT 18ª SGP/SGGOVE nº 3120/2022, que instituiu o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Além disso, conceituou o que são resíduos, falou sobre as mudanças que ocorrerão nas coletas de resíduos dentro do Tribunal e abriu espaço para que os terceirizados pudessem solucionar dúvidas.
Entre as mudanças citadas, o destaque ficou para a aquisição de dois tipos de coletores diferentes para resíduos orgânicos e recicláveis. Por enquanto, o tribunal adotará o uso de sacolas cinzas em cestos voltados para resíduos orgânicos e sacolas azuis para resíduos recicláveis. Acima dos coletores serão colocadas placas com orientações sobre o descarte correto dos resíduos.
Pensando em formas de tornar o descarte separado de resíduos realmente efetivo, Nercessian contou que, em breve, os cestos que ficam embaixo das mesas nas salas devem ser retirados. Esse processo já foi iniciado na sala da Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica (SGGOVE), no quarto andar do prédio novo do Complexo Trabalhista, e deve se estender para as demais salas dos dois prédios do TRT-18.
Ademais, Lara Nercessian fez uma apresentação detalhada acerca dos tipos de resíduos e formas de descartá-los, de forma a esclarecer todas as futuras possíveis dúvidas dos terceirizados.
Ao final, ela disse que o processo será implementado aos poucos. O projeto teve início agora e será retomado com ainda mais força após o retorno do recesso forense, incluindo servidores e magistrados. Os colaboradores terceirizados receberam camisetas no encerramento do evento.
Confira a galeria de fotos da palestra.
A portaria TRT 18ª SGP/SGGOVE nº 3120/2022 é o normativo responsável por instituir o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no tribunal. Este plano norteia a gestão dos resíduos gerados nas unidades do TRT-18, tanto em Goiânia quanto no interior de Goiás, além de ser um dos instrumentos de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Resíduos sólidos são todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. Eles são classificados quanto à origem e à periculosidade.
O Plano está disponível para consulta no portal do TRT-18. A Tabela de Destinação de Resíduos, parte complementar do PGRS, também pode ser acessada na íntegra. A Comissão para a Coleta Seletiva e Solidária é responsável pela elaboração e atualização desta tabela.
O TRT de Goiás vem confirmando seu compromisso com a promoção da cultura de combate ao desperdício, incentivando a adoção dos 5 R’s do consumo responsável: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. A construção deste PGRS é mais um passo nesta caminhada.
Comunicação Social/TRT-18 com informações da Comissão para a Coleta Seletiva e Solidária
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br