O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) realiza, na manhã desta sexta-feira, 13 de junho, a Roda de Conversa da Diversidade: direitos das pessoas LGBTQIA+. O evento é promovido pelo Subcomitê Regional do Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e ocorrerá das 9h às 12h no Auditório Ipê, localizado no 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, e será transmitido ao vivo no canal do TRT-GO Youtube (youtube.com/trtgoias)
A atividade é aberta ao público e tem como objetivo estimular o diálogo institucional sobre experiências LGBTQIA+, com ênfase na construção de uma cultura de respeito, acolhimento e equidade, e integra ações institucionais do mês do Orgulho LGBTQIA+.
A programação do dia 13 de junho está dividida em dois painéis temáticos:
9 horas – mesa conduzida pela psicóloga Alice Canuto, doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e pesquisadora da homoparentalidade. Especialista em terapia sistêmica de casais e famílias, Alice compartilhará sua experiência pessoal e profissional com a parentalidade lésbica e os desafios enfrentados por famílias formadas por casais do mesmo gênero.
10 horas – O segundo painel abordará os caminhos e barreiras enfrentados por pessoas LGBTQIA+ que atuam no sistema de justiça. Participam da conversa a advogada trabalhista Mônica Bié de Sales, diretora da Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra) e presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB de Aparecida de Goiânia; o juiz Gabriel Lisboa, coordenador do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do TJGO; e o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, coordenador do projeto “Mais Um Sem Dor”, que contribuirá com uma fala gravada.
Justiça plural

Da esquerda para a direita: o juiz Gabriel Lisboa, a advogada Mônica Bié e o procurador do Trabalho Tiago Ranieri
De acordo com o desembargador Marcelo Pedra, coordenador do Subcomitê de Diversidade, a roda de conversa é uma oportunidade de aprendizado coletivo e escuta ativa: “Mais do que discutir direitos, queremos abrir espaço para as vozes plurais”. O desembargador destaca a importância de pessoas que não integram a comunidade LGBTQIA+ também participarem do evento. “Construir ambientes seguros, respeitosos e humanos depende da capacidade de todos nós em compreender as individualidades e promover empatia no cotidiano”, ressaltou.
O evento contará com certificação emitida pela Escola Judicial (Ejud 18) para os participantes inscritos no local.
Roda de Conversa da Diversidade: direitos das pessoas LGBTQIA+
Data e horário: 13 de junho, das 9h às 12h
Local: Auditório Ipê, 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia – Rua T-51, nº 541, Setor Bueno, Goiânia (GO)
LB/LN
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br