A edição 2020/2021 da Revista TRT-18 foi apresentada nesta sexta-feira, 11/2, pelos membros da respectiva Comissão ao presidente do Tribunal, desembargador Daniel Viana Júnior. O exemplar encontra-se disponível para consulta on-line no site do TRT-18. O lançamento oficial da publicação, entretanto, está prevista para ser realizada no dia 11 de março durante evento de abertura das atividades letivas da Escola Judicial do TRT-18.
Além de constituírem um material de consulta imprescindível aos(às) operadores(as) do Direito, as publicações da Revista TRT-18 refletem o compromisso do Tribunal com o que há de mais atual e expressivo na jurisprudência. Contam, ainda, com a abordagem das principais temáticas afetas à realidade do trabalho na sociedade contemporânea.
Apresentando-se em um projeto gráfico moderno e acompanhando a qualidade editorial das melhores publicações da área, a obra traz a público artigos doutrinários que analisam desde assuntos vinculados às consequências da reforma trabalhista até aqueles que abordam os impactos da pandemia de covid-19 nas relações de trabalho. Há também os textos constantes da seção “Temas Gerais”, além de uma última seção dedicada exclusivamente à Jurisprudência, com súmulas do Regional, teses jurídicas prevalecentes, súmulas vinculantes do STF e precedentes normativos do TST.

Juiz do Trabalho Radson Rangel, Juíza do Trabalho Wanda Ramos e desembargador Mário Bottazzo com exemplares da Revista do TRT-18
Sob o crivo da Comissão da Revista e Gestão de Acervos Bibliográficos (CRGAB), coordenada pelo desembargador Mário Sérgio Bottazzo, a nova edição da Revista foi cuidadosamente organizada para fazer jus à excelência jurídica e acadêmica dos periódicos mais conceituados do Brasil, sobretudo no fomento dos debates sobre questões contemporâneas no âmbito do Direito do Trabalho.
“Há uma tendência no país de se valorizarem as publicações institucionais elaboradas pelo Poder Judiciário, especialmente aquelas que seguem rigorosos padrões de excelência, a exemplo dos periódicos publicados pelo STF e STJ. Estamos nos empenhando cada vez mais para aprimorar a nossa Revista, zelando para que ela continue a ampliar a produção doutrinária e acadêmica, promovendo o intercâmbio de conhecimentos na área trabalhista”, destacou Bottazzo.

Desembargador Daniel Viana Júnior com desembargadores e juízes durante a apresentação da Revista do TRT-18
Durante a apresentação da revista, o presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, ressaltou a evolução do periódico, “que se apresenta como repositório importante e fonte de doutrina válida e necessária”, destacou. Os membros da Comissão da Revista, juízes Wanda Ramos e Radson Rangel, comentaram da alegria de lançarem mais esta edição. Para Wanda Ramos, a publicação fomenta o debate e contempla a diversidade porquanto traz posições diferentes de um mesmo tema. Já Radson Rangel, que faz parte da Comissão da Revista TRT-18 desde a primeira edição, enfatizou a importância do espaço que a Revista abre, dando voz e permitindo a expressão de diferentes posicionamentos desde o lançamento, em 1998, “quando muitas publicações ainda eram fechadas e restritas”, disse.
O acesso à Revista TRT-18 é gratuito e irrestrito. A publicação está disponível no portal do TRT de Goiás, no menu Jurisprudência > Revista do TRT, ou é possível acessá-la diretamente neste link.
Carol Piva, do Núcleo de Gestão da Informação e do Conhecimento (Nugic/TRT18), com adaptações da Coordenadoria de Comunicação Social
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br