Rádio Web TRT Goiás: há 5 anos levando música de qualidade para quem trabalha

Glossário Jurídico

“Música de qualidade para quem trabalha”. Com essa proposta, a Rádio Web TRT Goiás foi lançada em 30/04/15, coincidentemente também numa quinta-feira, um dia antes do Dia do Trabalhador. Há cinco anos, esse canal de comunicação idealizado pelo então presidente do TRT-18, desembargador Aldon Taglialegna, brinda seus ouvintes com música e informações sobre a Justiça do Trabalho em Goiás.

Ao longo dos anos, o acervo musical doado pelo idealizador do projeto foi sendo aprimorado. Novos programas com gêneros específicos foram criados, a produção de notícias radiofônicas foi incrementada com a construção de um estúdio próprio, entre outras melhorias. Atualmente, esse meio de comunicação veicula também spots de campanhas institucionais e muitas das notícias produzidas e gravadas pela equipe de Comunicação para a Rádio TRT Goiás são veiculadas também na Rádio TST.

No ano passado, o programete de rádio “Minuto da Reforma”, sobre a Reforma Trabalhista, ficou em 3º lugar na premiação do Conbrascom 2019 (Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça), na categoria Mídia Radiofônica.

24 horas no ar

A Rádio Web TRT Goiás funciona 24 horas, sete dias na semana, e pode ser acessada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, de várias formas: pelo portal do TRT-18, clicando no banner da rádio; digitando na barra de endereços do navegador de internet www.trt18.jus.br/radio; e pelo aplicativo TRT Goiás (disponível nas lojas de aplicativos para sistemas operacionais iOS e Android). Magistrados e servidores ainda têm a opção de acesso pela intranet, clicando no ícone da rádio no canto superior direito da tela do computador.

Leveza

Ouvir música enquanto trabalha pode ser uma forma de enfrentar as atividades do dia a dia com um pouco mais de leveza e de tranquilidade, especialmente no momento em que vivemos, com a pandemia de covid-19, confinamento em casa, teletrabalho e todas as tarefas domésticas para conciliar.

Entre os ouvintes fiéis da Rádio Web TRT Goiás, está a servidora Rochelle Bessa. Ela mora atualmente em São Paulo e faz trabalho remoto. Rochelle disse que ouve a rádio quase diariamente, no período da manhã. “Gosto do jazz, MPB e lounge. Prefiro músicas mais suaves para trabalhar”, contou. Ela ressaltou ainda que gosta de ouvir canções mais antigas, que também têm espaço na Rádio TRT Goiás, e que não são mais tão tocadas em outras rádios comuns.

A servidora Adriana Lourenço é outra ouvinte cativa da rádio do Tribunal. “No início do dia de trabalho, ao ligar o computador, já ligo também a rádio. Meus gêneros preferidos são pop/rock, MPB e as músicas internacionais. Gosto de trabalhar com música, pois ajuda a acalmar a mente e a diminuir a ansiedade, melhorando o bem estar”, relatou. Na avaliação de Adriana, as músicas são bem selecionadas e adequadas ao ritmo de trabalho. Para ela, a rádio é uma importante ferramenta para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Desembargador aposentado Aldon Taglialegna, em foto de 2016, quando foram criados programas com gêneros musicais específicos na Rádio Web TRT Goiás

Ao lembrar a trajetória da Rádio TRT Goiás, o desembargador aposentado Aldon Taglialegna salientou que esse projeto foi um dos mais prazerosos da administração dele. “A rádio é um instrumento que proporciona lazer e música de qualidade. A música é o oxigênio da vida e acho que, nesse contexto, ela ajudou muitos servidores a produzirem até mais”, comentou. Ao falar do acervo musical pessoal que ele compartilhou com a comunidade, Aldon fez questão de agradecer expressamente o trabalho do programador musical Sílvio Almeida, cujo trabalho ele avaliou como excelente.

Aldon frisou que a programação da Rádio TRT Goiás é acessada também por outros Regionais Trabalhistas. “Pude perceber isso quando eu participava de reuniões com representantes de outros TRTs. Nosso Tribunal foi o primeiro a desenvolver um projeto de rádio e de lazer em seu site. Me sinto satisfeito até os dias de hoje por esse projeto de comunicação ter sido mantido pelas gestões posteriores”, concluiu.

Programas específicos

A programação especial é veiculada sempre das 8h às 9h, com reprise das 13h às 14h, para contemplar os diferentes turnos de trabalho dos servidores do Tribunal. Cada programa vai ao ar em um dia específico da semana, sendo eles: “Bossa Lounge” (às segundas-feiras), “Ritmo in Blues” (às terças-feiras), “A vez do Jazz” (às quartas-feiras), “Raízes do Samba” (às quintas-feiras) e “As melhores da semana” (às sextas-feiras), com lançamentos e músicas que estão entre as mais tocadas em diferentes rádios do Brasil e do exterior.

A Rádio Web TRT Goiás completa hoje cinco anos no ar e seu funcionamento é mantido graças ao trabalho da Coordenadoria de Comunicação Social e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, que fornece o suporte tecnológico necessário.

Wendel Franco
Setor de Imprensa/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Rádio, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.