Vara de Quirinópolis cumpre metas e apresenta percentual de sentenças líquidas superior à média regional

Publicado em: 14/11/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto mostra a equipe da correição e a equipe da vara nas escadarias do prédio da unidade judiciária.

Equipe das Corregedoria com a juíza Ceumara Freitas e servidores da vara e das unidades de Goiânia que participaram da correição integrada

A Vara do Trabalho de Quirinópolis, no sudoeste de Goiás, cumpriu as quatro metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano de 2024 e também no período de janeiro a setembro deste ano, conforme constatação da Corregedoria Regional do TRT-GO. A desembargadora-corregedora, Iara Rios, esteve na unidade judiciária no dia 4/11 para o encerramento da correição e parabenizou a magistrada titular, Ceumara de Souza Freitas, e os servidores da vara pelo cumprimento das metas. 

Conforme a ata correicional, a VT de Quirinópolis obteve os melhores resultados nas metas 3 (estimular a conciliação) e 5 (reduzir a taxa de congestionamento) no ano de 2024. Na meta 3, a vara atingiu 135,4% de cumprimento, índice considerado excelente pela corregedora. Na meta 5, a VT alcançou o percentual de 155,2%. 

Outros destaques

A ata correicional traz ainda, entre os destaques, a redução contínua do prazo médio de duração dos processos em tramitação na vara de Quirinópolis. Esse prazo, que vai do ajuizamento da ação até a sentença, era de 203 dias em 2023. No ano passado, a unidade conseguiu baixá-lo para 152 dias e, em 2025 (até o mês de setembro), para 134 dias. A desembargadora-corregedora recomendou a continuidade das medidas adotadas pela vara até a adequação do prazo médio à meta regional, de 120 dias. 

A corregedora Iara Rios também parabenizou a juíza e os servidores da VT pela atuação cuidadosa em relação ao Projeto Garimpo, não restando pendências de análises e liberações de recursos. Esse projeto visa identificar e dar destinação adequada aos valores que permaneceram em contas judiciais de processos arquivados definitivamente.

Iara Rios também parabenizou a unidade judiciária pela adoção das sentenças líquidas, aquelas em que o juiz já define, de forma exata e precisa, o valor da condenação na própria decisão judicial. Um dos principais benefícios desse procedimento para as partes envolvidas no processo é a maior agilidade na tramitação da ação. Na Vara do Trabalho de Quirinópolis, o índice de sentenças líquidas foi de 31,5% em 2024 e de 65,2% no ano de 2025, até setembro. Esses percentuais são superiores à média da 18ª Região (GO), que é de 17,39%.

Audiência pública

Desembargadora Iara Rios e o diretor de Secretaria da Corregedoria, Marcelo Marques, com as advogadas que participaram da audiência pública em Goiânia

Em audiência pública realizada em Goiânia, em 29/10/2025, a desembargadora-corregedora recebeu as advogadas Jaia Guerra, Maria Eugênia Santana e  Elizabeth Faleiros. Elas relataram não ter recebido nenhuma reclamação sobre os trabalhos desempenhados pelo Juízo correicionado.  

Equipe da Corregedoria com advogados recebidos em audiência pública em Quirinópolis

Na Vara do Trabalho de Quirinópolis, compareceram os advogados Cristiane Costa, Raissa Ribeiro, Carlos Magnum Pontes, Lucas Biela e Diego Ferreira. Na oportunidade, eles fizeram reivindicações e também elogios em relação ao trabalho na vara.  

Correição integrada

A desembargadora-corregedora também fez questão de expressar sua profunda gratidão a todas as unidades participantes da correição integrada. Ela ressaltou a importância da iniciativa para o aprimoramento contínuo dos serviços judiciários, evidenciando o compromisso de todos com a eficiência e a qualidade. Em Quirinópolis, estiveram presentes o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Humberto Ayres, o servidor da Divisão de Estatística Rodrigo Oliveira, e as servidoras da Secretaria de Saúde do tribunal Cristina Ribeiro e Márcia Souza. Eles fizeram apresentações sobre temas relacionados a suas áreas de atuação.   

Leia a ata correicional na íntegra.

WF/LC

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br