Após 5 anos de pequenas melhorias, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) anunciou que haverá um salto evolutivo na conectividade do Tribunal em 2023. Diversos contratos foram firmados em 2022, com operadoras de dados, para adequar a rede do tribunal às demandas dos usuários internos e externos. E a evolução já começou!
Segundo a STI, a disponibilidade dos serviços estará assegurada. Isso porque o link de internet principal do Tribunal foi dobrado de 500Mbps para 1000Mbps e foi também adicionado um link redundante de mesma velocidade. Os dois links trabalham somando-se em funcionamento regular (ativo/ativo) e assumindo a carga de trabalho um do outro em caso de falha.
A gestão de tráfego do link www.trt18.jus.br foi transferida para a nuvem da Amazon e, em breve, serviços de aceleração de conteúdo e balanceamento de carga estarão ativos, melhorando a velocidade e a experiência do usuário no site do tribunal.
A partir de abril, de forma inédita, através de contrato firmado em dezembro de 2022 com a OI SA, o interior do estado terá dupla conectividade e redundância de link de dados (MPLS e IP) e as conexões que não dependem da capital poderão ser realizadas diretamente para a rede mundial de computadores. Hoje, todas as conexões originadas do interior do estado precisam passar por Goiânia para alcançar a internet. A tecnologia que torna isso possível chama-se SDWAN e vem se tornando cada vez mais comum no ambiente corporativo, devido à movimentação de vários aplicativos para a nuvem (cloud), como é o caso do Google WorkSpace e do Zoom, usados aqui no TRT-18.
A primeira etapa da implantação já está concluída e os links do interior do estado já foram aumentados de 10Mbps para 50Mbps em Aparecida, Anápolis e Rio Verde e 20 Mbps para as demais localidades. Em abril, serão adicionados os links Web de 100 Mbps e de 50 Mbps respectivamente, propiciando a conectividade das varas diretamente à internet.
Tudo isso trará velocidade e diminuirá as indisponibilidades de rede, atingindo patamares anuais superiores a 99,5%, informou a STI.
Fonte: STI, com adaptações.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br