Phishing é uma armadilha para pegar suas informações pessoais, como senha e número do cartão de crédito. Os golpistas mandam um e-mail ou mensagem que parece ser de verdade, pedindo para você entrar numa página falsa e colocar seus dados. Eles podem dizer que é para atualizar sua conta no banco, mudar senha ou até participar de um sorteio que não existe.
Para se proteger, siga estas dicas:
1. Cuidado com e-mails estranhos: Veja se o e-mail veio de alguém confiável e se tem cara de ser verdadeiro. Fique de olho em erros de escrita, pedidos de dados pessoais ou links que pareçam errados. Se não tiver certeza se é seguro, não clique em nada nem baixe arquivos.
2. Mantenha tudo atualizado: Atualize sempre o sistema do seu computador, o navegador e o antivírus. Isso ajuda a manter seu computador seguro.
3. Use senhas difíceis: Crie senhas que ninguém consiga adivinhar, diferentes para cada lugar onde você entrar. Não use coisas óbvias, como sua data de nascimento ou o nome do seu pet.
4. Ative a verificação em duas etapas: Isso adiciona mais segurança. Além da senha, você vai precisar de um código extra para ter acesso ao serviço/sistema.
5. Fique esperto com golpes comuns: Desconfie de mensagens que parecem muito boas ou ruins para ser verdade, como: prêmios milionários, ofertas incríveis, acontecimentos trágicos, ameaças de bloqueio de contas e compras indevidas. Redobre o cuidado em épocas como Black Friday, Natal e outras datas comemorativas do comércio.
Comunicação Social, com informações da Coordenadoria de Segurança da Informação
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br