Palestra sobre experiências de conciliação abre Semana Nacional da Execução Trabalhista em Goiás na segunda (15/9)

Publicado em: 10/09/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Design gráfico para a "15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista" com o slogan "Execução que transforma, Justiça que realiza". O evento ocorrerá de 15 a 19 de setembro em todo o Brasil. A imagem contém o logo do evento e o logo da Justiça do Trabalho.A 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista começa na próxima segunda-feira (15/9), em Goiás, com uma palestra do desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos, do TRT de Minas Gerais. O magistrado falará sobre “Experiências de administração de justiça no Cejusc e no Núcleo de cooperação Judiciária”, na abertura oficial do evento, às 9h, no Cejusc de Goiânia (2º andar do Fórum Trabalhista).

Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Semana será realizada de 15 a 19 de setembro em todo o país, com o slogan “Execução que transforma, Justiça que realiza”. O objetivo é garantir que decisões judiciais deixem o papel e se transformem em realidade, assegurando que os trabalhadores recebam os direitos reconhecidos pela Justiça.

Mutirão de acordos

A semana será marcada pelo mutirão de acordos em processos na fase de execução, quando o devedor já foi condenado, mas ainda não quitou a dívida.“O mutirão é uma oportunidade concreta de transformar decisões judiciais em realidade. Empregados e empregadores têm a chance de sentar à mesa, negociar prazos, parcelamentos ou descontos e chegar a uma solução rápida e efetiva. É um momento em que a Justiça do Trabalho cumpre, de fato, seu papel social, garantindo que direitos reconhecidos se tornem direitos realizados”, destacou o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário.

Como participar

Trabalhadores e empregadores que desejam incluir processos nas pautas de audiências de tentativa de acordo da Semana da Execução têm até esta sexta-feira, 12 de setembro, para fazer o pedido. A solicitação pode ser feita diretamente no sistema PJe, nas Varas do Trabalho ou nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) da Justiça do Trabalho de todo o Estado. Durante a Semana, cada Vara do Trabalho em Goiás vai reservar pautas de audiências extras para atender à demanda do mutirão.

Estatísticas

Estatísticas do TRT-GO mostram que apenas 10% das condenações na Justiça do Trabalho goiana são pagas voluntariamente pelos devedores. Por outro lado, 51% dos processos na fase que antecede a sentença são resolvidos por meio de acordo. O restante dos processos segue para a fase de execução forçada, em que são tomadas medidas como bloqueio de contas e penhora de bens do devedor para quitar as dívidas.

O TRT-GO está entre os tribunais que mais resolvem processos por meio de acordo no país, ocupando a 4ª posição nacional. Em 2024, 51,3% dos processos foram solucionados por conciliação, percentual bem acima da média nacional, de 44,1%. 

A conciliação na execução é a forma mais rápida e eficiente de encerrar processos, trazendo benefícios tanto para o trabalhador, que recebe mais rápido, quanto para o empregador, que resolve a dívida sem medidas mais gravosas. Outra vantagem é a flexibilidade, pois é possível negociar parcelamentos, prazos mais adequados e até descontos sobre o valor total devido, o que facilita o cumprimento do acordo.

Na edição de 2024 da Semana Nacional da Execução Trabalhista, a Justiça do Trabalho em Goiás movimentou R$ 152,3 milhões. Foram realizadas 3.220 audiências e foram homologados 823 acordos trabalhistas. 

Serviço

15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista

Data: 15 a 19 de setembro de 2025

Abertura oficial: 15/9, às 9h, no Cejusc de Goiânia (2º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia)

Palestra: desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos (TRT-MG)

Tema: “Experiências de administração de justiça no Cejusc e no Núcleo de cooperação Judiciária”

LN/WF/FV

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br