Justiça Eleitoral inaugura novas instalações no edifício Ialba-Luza, cedido pela Justiça do Trabalho

Publicado em: 07/04/2022
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Fachada do novo prédio do TRE-GOForam inauguradas, na tarde desta quarta-feira, 6/4, as novas instalações da Justiça Eleitoral de Goiás no edifício Ialba-Luza, situado na esquina da Avenida T-1 com a Orestes Ribeiro (antiga T-52), no Setor Bueno. O imóvel, de quase cinco mil metros quadrados, foi cedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e vai abrigar a Central de Atendimento ao Eleitor, as nove zonas eleitorais da capital e outras unidades administrativas.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior deu as boas-vindas ao TRE-GO e ressaltou que a missão da Justiça Eleitoral se equipara, em nobreza e em importância social, à Justiça do Trabalho. Ele agradeceu a contribuição de todos que se envolveram no sucesso da cessão do prédio e afirmou ter certeza que o nobre parceiro zelará muito bem do edifício e dará continuidade às suas tradições. “Faço votos de que essa parceria seja profícua em todos os sentidos e que os laços da boa vizinhança guiem sempre os nossos passos”, afirmou.

Memórias

Desembargador Leandro Crispim, acompanhado da mãe, e desembargador Daniel Viana JúniorDaniel Viana Júnior relembrou como foi importante o momento em que a Justiça do Trabalho, em 2004, conseguiu o terreno onde hoje mantém suas instalações. Destacou que já naquela ocasião o espírito inovador do Regional se fez presente ao realizar uma das primeiras parcerias público-privadas que viabilizaram a construção da primeira etapa da obra do Complexo Trabalhista.

O presidente do TRT-18 ainda rememorou como se deu a decisão de batizar o prédio com o nome da desembargadora Ialba-Luza Guimarães de Mello, nome mantido mesmo após a cessão do prédio ao TRE-GO. “A desembargadora era a única representante do sexo feminino a compor o Tribunal Pleno na instalação desta 18ª Região e foi a primeira mulher a presidir um órgão do Poder Judiciário no Estado de Goiás. Tão prematuramente se foi, deixando muitas saudades e um legado de amor e de dedicação a este TRT-18”, relembrou.

Parceria

Público presente no auditório do TRE-GOO presidente do TRE-GO, Leandro Crispim, abordou o avanço da Justiça Eleitoral com esse enorme passo na prestação de serviços públicos, oportunizado pela inédita parceria com a Justiça do Trabalho. “Estamos diante de um momento histórico e ímpar no Estado de Goiás, no qual, da união destas duas Justiças Especializadas, sobressaiu a criatividade e a cooperação na gestão da coisa pública”, afirmou.

O presidente do TRE-GO ressaltou a principal função da Justiça Eleitoral que é consolidar o regime democrático, assegurando o direito ao voto e também fornecendo segurança durante o processo eleitoral, garantindo assim eleição hígida e legítima. Crispim reiterou seus agradecimentos ao presidente do TRT-18 e às equipes de ambos os tribunais envolvidas no processo de cessão do prédio.

Economia

local onde funcionará a Central de atendimento ao EleitorA medida representa economia para os dois órgãos. A economia anual para a Justiça do Trabalho será de aproximadamente R$500 mil, com redução de despesas de serviços de limpeza, conservação e vigilância. Para o TRE-GO, a redução dos gastos chegará em torno de R$1 milhão ao encerrar contratos de aluguel de prédios privados.

Solenidade

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração os desembargadores do TRT-18 Elvécio Moura dos Santos e Paulo Pimenta, os juízes do trabalho Luciano Crispim e Fernando Rossetto, presidente da Amatra18, o diretor-geral do TRT-18, Álvaro Celso Bonfim Resende, o desembargador Zacarias Neves Coelho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o desembargador Itaney Francisco Campos, presidente eleito para o biênio 2022/2024 do TRE-GO; representantes da OAB-GO, servidores do TRE-GO e do TRT-18 e outros convidados.

Comunicação TRT-18 com informações do TRE-GO

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br