Correição destaca redução do prazo médio de duração do processo na 10ª VT de Goiânia

Publicado em: 03/04/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Algumas pessoas em pé e outras sentadas na frente. No rodapé, a logo da Justiça do Trabalho

Equipe da 10ª Vara do Trabalho de Goiânia

O prazo médio de duração de processos no fim de 2023 na 10ª Vara do Trabalho de Goiânia ficou abaixo do prazo médio ideal fixado pela Corregedoria Regional. A correição realizada na unidade destacou que o prazo entre o ajuizamento da ação e a sentença é de 111 dias no rito ordinário e 59 no rito sumaríssimo. O desembargador-corregedor, Eugênio Cesário, afirmou que o desempenho da 10ª VT mostra o comprometimento e a dedicação dos magistrados Celso Moredo, titular, e Viviane Borges, auxiliar. A correição também destacou que os magistrados adotam o procedimento de sentenças líquidas, conforme recomendação da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho.

Outro destaque da VT foi o desempenho nas metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Todas as quatro metas foram cumpridas em 2023 e o maior índice foi obtido na meta 5 com 147,3% de cumprimento. Essa meta está relacionada à redução da taxa de congestionamento, que é o percentual de processos não finalizados em relação ao total de processos que tramitou durante o ano passado.

O desembargador Eugênio Cesário ressaltou a satisfação de encontrar o trabalho em dia e as metas alcançadas pela unidade. “Não fizemos nenhuma recomendação. Cumprimento todos que integram a brilhante equipe da Vara e que continuem com esse empenho, estímulo e dedicação para devolver o melhor serviço possível”, ressaltou.

IGest

A 10ª VT de Goiânia ainda se destacou no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), referente ao período de 1º/10/22 a 30/09/23. A 10ª Vara aparece em 41º lugar entre 420 Varas do Trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; 2º lugar entre 25 Varas do Trabalho existentes na Região; e 2º lugar entre as 18 Varas do Trabalho de Goiânia.

O IGest avalia indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país.

O juiz Celso Moredo ressaltou a satisfação com o resultado da correição e disse que o bom desempenho da unidade se deve à competência e compromisso de todos os servidores. Ele destacou, por fim, a convivência harmoniosa com a juíza auxiliar, Viviane Borges.

Leia a ata de correição na íntegra.

FV/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br