Comurg e Seacons firmam acordo sobre pagamento de quinquênios a trabalhadores

Publicado em: 23/06/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Várias pessoas em pé em uma sala posando para foto

Acordo foi homologado no Centro de Negociação Coletiva

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Ambiental, Coleta de Lixo e Similares do Estado de Goiás (Seacons) firmaram acordo sobre o pagamento de quinquênios aos empregados da empresa. A conciliação foi realizada nesta segunda-feira, 23/6, em audiência no Centro de Negociação Coletiva da Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás.

O acordo foi homologado pelo juiz Rodrigo Dias da Fonseca, auxiliar da Vice-Presidência, no processo TutCautAnt-0000113-54.2025.5.18.0000, e reflete na remuneração dos cerca de 5,8 mil trabalhadores da Comurg. A proposta, já aprovada em assembleia da categoria, também atende às determinações do Tribunal de Contas do Município (TCM) quanto ao cálculo e à limitação do benefício.

Segundo os termos do acordo, os quinquênios – adicionais por tempo de serviço – passam a ter natureza indenizatória, sem refletir sobre outras verbas trabalhistas. Os quinquênios serão pagos todo mês a partir de junho de 2025, conforme os valores praticados no mês de dezembro de 2024. Os novos quinquênios adquiridos, no entanto, serão calculados exclusivamente sobre o salário-base, com limite de até cinco adicionais por empregado, conforme decisão do TCM.

Homem de terno preto e gravata vermelha durante audiência de conciliação

Juiz Rodrigo Dias

Participaram da audiência o vice-presidente da Comurg, André Henrique Avelar de Souza, os advogados da empresa Tadeu Pereira e Luciano de Paula Queiroz, o presidente do Seacons, Melquisedeque Sousa, e a advogada do sindicato Eliane Platon. Estiveram presentes também o procurador-geral do Município de Goiânia, Wandir Allan Oliveira, e a procuradora do Trabalho, Cláudia Telho.

Confira a galeria de fotos aqui.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br