Os acordos foram realizados durante a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista e resultaram no pagamento de R$214 mil em 13 processos trabalhistas que tramitavam em Goiânia, Uruaçu e Porangatu desde os anos de 2019 e 2020 e estavam em fase de execução. As audiências foram feitas em conjunto pelo Cejusc Goiânia e Cejusc Digital por terem uma única empresa reclamada no polo passivo dos processos. Os valores foram pagos em parcela única.
Os processos foram incluídos em pauta a pedido dos advogados das partes Henrique Marques da Silva e Danillo Fernandes Marques, que procuraram os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de Goiânia e Digital para viabilizar as audiências durante a semana temática.
Os advogados da reclamada, que atua no ramo de mineração, preferiram não divulgar o nome da empresa que representam. Eles manifestaram grande satisfação com a atuação das equipes e elogiaram o atendimento e a diligência dos servidores e coordenadores dos dois centros de conciliação.
A diretora do Cejusc Goiânia, Leila Alves Barbosa, agradeceu à conciliadora Nathália Gonçalves Firens pelo empenho nas audiências. A diretora do Cejusc Digital, Michelle Schuh, destacou a eficiência da conciliadora Francielle Cavalcante na condução dos trabalhos e também agradeceu o apoio técnico do diretor de secretaria do Posto Avançado de Porangatu, Leandro Rodrigues, na análise dos processos.
O procurador Henrique Marques da Silva, que atua há mais de 30 anos na Justiça do Trabalho, ressaltou a importância dos Cejuscs. “Acompanhei de perto as transformações pelas quais passou o sistema judiciário brasileiro. Dentre essas evoluções, destaco, com entusiasmo e admiração, o papel essencial dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas na consolidação de uma Justiça mais acessível, humanizada e eficiente”, declarou.
Os acordos realizados contaram com a coordenação dos juízes Eduardo Tadeu Thon (Cejusc Digital) e Narayanna Hannas (Cejusc Goiânia), que reafirmaram o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção do diálogo e da solução pacífica de conflitos.
Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Semana Nacional da Conciliação tem como objetivo fomentar acordos entre empregados e empregadores, de forma rápida, eficaz e com menor desgaste para as partes. Neste ano, a campanha teve como lema: “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações.”
LN/JA
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br