TRT-GO participa de encontro de coordenadores de Núcleo de Conciliação da Justiça do Trabalho em Brasília

Publicado em: 05/04/2017
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A juíza do Trabalho Wanda Lúcia Ramos da Silva, titular da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia, representou o TRT de Goiás no 1º Encontro de Coordenadores de Núcleos da Justiça do Trabalho, evento promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nos dias 22 e 23 de março, em Brasília. O objetivo do evento foi implementar e efetivar políticas públicas de conciliação em toda a Justiça do Trabalho, debater, solucionar dúvidas e incentivar os Tribunais Regionais do Trabalho a criar os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) de forma padronizada, conforme estipula a Resolução 174/2016 do CSJT.

“Esse encontro visa a eficiência e a produtividade na discussão de assuntos que nos são muito relevantes. O objetivo aqui é que possamos encontrar as respostas que precisamos para implementar essa relevante política pública judiciária, a qual elegi como o principal carro-chefe da minha gestão, na condição de gestor nacional de políticas públicas de conciliação”, assinalou o vice-presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira.

Representantes dos Regionais do Trabalho que participaram do Encontro

A abertura do evento contou com a presença do presidente do CSJT e TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, que enfatizou que o cumprimento da Resolução 174 por todos os Regionais será um avanço para solucionar o grande número de processos recebidos pela Justiça do Trabalho. “O pleno funcionamento dos núcleos vai conseguir resolver os processos ainda na primeira instância, reduzindo, assim, o número de recursos que sobem para os TRTs e TST, uma prestação de serviços muito importante para a sociedade e para a Justiça”, afirmou.

O juiz auxiliar da vice-presidência do CSJT, Rogério Neiva, destacou que a metodologia proposta e o envolvimento dos colegas nos debates proporcionaram um encontro rico e produtivo, permitindo uma maior integração entre os gestores da conciliação. “Seguramente os colegas voltaram para as suas Regiões mais engajados e motivados, e com muitos subsídios e ideias em função da intensa troca de experiências”, destacou Neiva.

A juíza Wanda Lúcia coordenou o Painel Designação de magistrados e tratamento estatístico

Dentre os vários painéis apresentados durante o encontro, a juíza do TRT Goiás, Wanda Lúcia, coordenou o painel “Designação de magistrados e tratamento estatístico”, que teve a participação dos juízes Mateus Hassen e Diogo Cornacchioni, do Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região (SP). Na ocasião, considerou-se necessário registrar os dados estatísticos dos Centros de Conciliação. Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho que definirá os dados relevantes a serem apurados.

 

Lídia Neves/Seção de Imprensa, com informações do CSJT

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br