O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região sedia nesta sexta-feira, 5/9, o Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento, promovido pela Superintendência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem o objetivo de estabelecer uma direção nacional do programa, por meio da difusão de orientações técnicas e o desencadeamento das agendas territoriais. O encontro reúne a rede de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e os municípios de alta incidência de trabalho infantil.
O vice-presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, que foi anfitrião do evento, afirmou que o TRT dá guarida e apoio a esses programas que combatem relação de trabalho proibida, como é o trabalho infantil. “Espero que esta reunião seja muito promissora para que possamos tornar realidade em nosso Estado a erradicação dessa ferida social que é o trabalho infantil”, afirmou durante solenidade de abertura do encontro.
Conforme a gerente de Proteção Social, Cecília Gonçalves, o levantamento realizado pelo SUAS revelou que em 32 municípios goianos o índice de trabalho infantil aumentou. Ela informou que dos 32 municípios convidados a participar do encontro 28 compareceram e deram o aceite às novas ações estratégicas ligadas ao PETI. “O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai capacitar os trabalhadores desses municípios para novas estratégias de enfrentamento. Esses municípios terão mais verbas para ter equipe diferenciada para trabalhar com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, afirmou Cecília.
As palestras serão ministradas por representantes das diversas entidades envolvidas no projeto, como o Fórum Goiano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, SUAS, Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, Conselho Estadual Assistência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, MDS, Secretaria Estadual de Educação e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Participam do encontro representantes de Conselhos Tutelares, de Centros de Referência de Assistência Social, de Centros de Referência Especializados de Assistência Social e de secretarias municipais de Saúde e de Educação.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br