Café com Cejusc em São Luís de Montes Belos destaca a conciliação como instrumento de pacificação social

Publicado em: 30/10/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto de 15 pessoas em frente ao prédio da Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos. São sete mulheres e oito homens. Eles usam roupas formais e estão de pé, lado a lado, sorrindo e posando para foto.

São Luís de Montes Belos recebeu edição do Café com Cejusc

Na manhã desta quinta-feira (30/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) realizou em São Luís de Montes Belos mais uma edição do Café com Cejusc, desta vez no Oeste Goiano. O encontro, promovido pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Disputas – Cejusc Digital, em parceria com a Escola Judicial do TRT-GO (Ejud 18), aconteceu no auditório da subseção da OAB local, e trouxe o tema “A eficácia da conciliação como forma de solução de conflitos”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade local, incluindo o juiz coordenador do Cejusc Digital, Eduardo Tadeu Thon; o juiz titular da 8ª Vara do Trabalho de Goiânia, Platon Teixeira de Azevedo Neto; o prefeito de São Luís de Montes Belos, Jorcelino Marques Palmeira Júnior, e a vice-prefeita, Dulcimar Fernandes Pereira. Também participaram o presidente da Subseção da OAB de São Luís de Montes Belos, Adriano Luís Mendanha; o presidente da Subseção da OAB de Firminópolis, João Batista Pereira da Silva, e a vice-presidente da mesma subseção, Anna Paula Lopes Guimarães. Estiveram presentes ainda a secretária-geral judiciária adjunta, Geisa Campelo; a diretora do Cejusc Digital, Michelle Schuh; o procurador-geral do Município, Thiago Dias Cristóvão de Queiroz Y Santos, e a procuradora do Município, Ivete Camargos da Mota Faleiro. Representando o ensino jurídico, participaram a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Montes Belos, Denisy Soares Sousa Tomazello, e a coordenadora adjunta, Grazielly Maria de Oliveira Tolentino, juntamente com acadêmicos de Direito da instituição. Por fim, a subdiretora da Vara do Trabalho de SLMB, Tayná Barbosa Soares Borges, representou os servidores da Vara e do Posto Avançado de Iporá.

Foto de um homem de pele clara e cabelos escuros. Eles está usando um terno preto com gravata rosa, e está falando ao microfone.

Juiz Platon Teixeira Neto

O palestrante do dia, juiz Platon Teixeira Neto, destacou sua satisfação em retornar à cidade onde foi titular por cerca de seis anos: “Foi uma imensa satisfação voltar a São Luís de Montes Belos e rever servidores, advogados e alunos de universidades”, comentou. Na palestra, o magistrado tratou das vantagens da conciliação, falando sobre os desafios, limites e pontos positivos de quem consegue chegar a um acordo na Justiça do Trabalho.

Segundo Platon Neto, uma das principais vantagens é que normalmente os acordos são cumpridos espontaneamente, enquanto as sentenças muitas vezes exigem execução forçada. “A conciliação, feita com os interesses das partes envolvidas, evita decisões que desagradam a ambos e promove uma solução mais justa e humana”, afirmou. O juiz também destacou a importância da empatia e da escuta ativa durante as sessões de mediação e conciliação, e a necessidade de participação efetiva de todos os envolvidos. “Este evento foi uma boa preparação para a XX Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá de 3 a 7 de novembro”, destacou.

Foto de um homem de pele clara e cabelos escuros. Ele está usa um terno escuro com gravata azul. Ele está sentado e falando ao microfone.

Presidente da Subseção da OAB de São Luís de Montes Belos, Adriano Luís Mendanha

Após a palestra, o presidente da Subseção da OAB de São Luís de Montes Belos, Adriano Luís Mendanha, ressaltou o impacto do evento para a advocacia local: “Encerramos o Café com Cejusc com enorme satisfação e o sentimento de que vivemos um momento especial. A brilhante explanação do juiz Platon Teixeira  Neto reforçou a importância da conciliação como instrumento moderno e eficiente de pacificação social, fortalecendo nossa atuação enquanto operadores do Direito. Agradecemos também a todos os envolvidos na organização e apoio institucional, incluindo servidores da Vara do Trabalho e a Escola Judicial do TRT-18. Sem dúvida, foi um evento marcante, fruto da união e cooperação”, apontou.

O juiz coordenador do Cejusc Digital, Eduardo Tadeu Thon, destacou o caráter de aprendizado e integração do encontro. Em nome do Cejusc Digital, agradeceu a todos que tornaram o evento possível: a Subseção da OAB de São Luís, o prefeito da cidade, Jorcelino Marques Palmeira Júnior, a Ejud 18 pelo apoio institucional, o desembargador Welington Peixoto, que forneceu os brindes por meio do Programa Trabalho Seguro, a Vara do Trabalho e a Secretária-Geral Judiciária, além de agradecer a participação do juiz Platon Neto.

O prefeito de São Luís de Montes Belos, Jorcelino Marques Palmeira Júnior, enfatizou o compromisso do Município com a conciliação e o diálogo social: “É uma honra para o Município sediar este evento que integra a XX Semana Nacional da Conciliação, iniciativa que simboliza o compromisso do Poder Judiciário e da sociedade com a cultura da paz e da solução pacífica de conflitos. A conciliação aproxima o Estado do cidadão, reafirma o valor da Justiça e reforça que é possível construir consensos mesmo em meio às diferenças”, concluiu.

Por fim, o presidente da OAB de Firminópolis, João Batista Pereira da Silva, também destacou a importância da parceria entre o Judiciário e a advocacia: “Tive a oportunidade de dialogar com magistrados, servidores e colegas advogados sobre o papel essencial da advocacia na construção de soluções consensuais e no fortalecimento do acesso à Justiça. Eventos como este reafirmam o compromisso conjunto entre a OAB e o Poder Judiciário em prol de uma Justiça mais célere, humana e eficiente.”

Café com Cejusc
Foto de várias pessoas durante palestra. Elas estão sentadas em cadeiras pretas, organizadas em várias fileiras.

Café com Cejusc conversou com a advocacia de São Luís de Montes Belos

O Café com Cejusc é realizado em diversas localidades do interior do estado e busca aproximar o Tribunal da advocacia e da sociedade local, incentivando o diálogo e o uso da conciliação como instrumento de pacificação social. A iniciativa tem o objetivo de estimular a cultura da conciliação e aumentar a efetividade das soluções consensuais, alinhando-se à recomendação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de fortalecer práticas de resolução de conflitos e ampliar o número de audiências e acordos efetivados.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

JA/FV/LN

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br