Na manhã desta segunda-feira (5/5), integrantes da alta administração do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) visitaram o TRT-GO para trocas de experiências entre os dois tribunais. A reunião com a comitiva foi realizada no Gabinete da Presidência do Regional Trabalhista goiano, em Goiânia.
Os representantes do TRT-PA/AP que visitaram o TRT-GO foram a desembargadora presidente, Sulamir Palmeira; o desembargador-corregedor, Luís José Ribeiro; e o secretário-geral da Presidência do TRT-PA/AP, Rodopiano Neto. A reunião foi mediada pelos juízes auxiliares da Presidência, Platon Neto e Narayana Hannas, com o auxílio dos servidores Karla Melo, secretária-geral da Presidência; Álvaro Resende, diretor-geral; e Victor Veli, diretor da Divisão de Atendimento de TIC.
O juiz Platon Neto deu início à reunião apresentando o TRT-GO e a experiência do Regional na área de conciliação. Sua fala foi complementada pela juíza Narayana Hannas, coordenadora do Cejusc de 1º grau de Goiânia. Ela abordou a criação dos Cejuscs Digital e de 1º e 2º graus. A magistrada trouxe também estatísticas positivas do Cejusc de Goiânia em 2024.
Em seguida, o juiz Eduardo Thon e a servidora Michelle Schuh, respectivamente coordenador e diretora do Cejusc Digital, destacaram a atuação da unidade. Eles ressaltaram a cooperação das Varas do Trabalho com a unidade durante as tentativas de conciliação e abordaram o alcance a diferentes regiões do estado de Goiás pelas audiências virtuais. Para mostrar como o Cejusc Digital atua, Michelle Schuh acessou uma das audiências digitais que estavam sendo realizadas no momento.
A desembargadora Sulamir Palmeira parabenizou o Regional goiano pela sua atuação na área da conciliação, afirmando que viram, na prática, que o Cejusc do TRT-GO realmente funciona. A magistrada elogiou também o fato de o Cejusc Digital permitir que as partes do processo possam participar das audiências de diferentes localidades.
O diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPe), Igor Martins, e o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Elmo Loubet, deram continuidade à reunião falando sobre as etapas futuras do Plano de Sucessão. Eles deram ênfase no Banco de Talentos, sistema utilizado para reunir informações sobre capacitação dos servidores e possíveis sucessores dos cargos de gestão do Tribunal. O secretário-geral da Presidência do TRT-PA/AP, Rodopiano Neto, falou sobre um projeto semelhante ao Banco de Talentos no TRT onde ele atua e sugeriu possibilidade de parceria entre os dois Regionais nesta área.
Para falar sobre a Jornada Judiciária, o secretário-geral judicial Cleber Pires e a servidora Flávia Valeska Costa pontuaram que a iniciativa conferiu ao TRT de Goiás o 6º lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário, na categoria “Gestão Judicial Inovadora”. Flávia Valeska ressaltou que o uso de jogos durante a realização da Jornada Judiciária contribui para a capacitação dos servidores, além de incentivar a participação e interação entre os participantes do evento.
A reunião contou também com a participação da diretora da Coordenadoria de Documentação, Caroline Jabur, que apresentou o Centro de Memória do TRT-GO e as ações da unidade, como o programa História Oral e a Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, fruto de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
Finalizando o encontro, o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégia (SGGE), Wilane Massarani, apresentou algumas das ferramentas relacionadas à governança que são utilizadas pelo TRT-GO e falou também sobre as reuniões de análise da estratégia (RAE).
No período da tarde, a desembargadora Sulamir Palmeira presenciou sessão da Terceira Turma na sala Cedro, foi à Associação Goiana da Magistratura Trabalhista da 18ª Região (Amatra 18) e conheceu a 11ª Vara do Trabalho de Goiânia na companhia da juíza titular da unidade, Narayana Hannas. Ela também visitou a Secretaria de Infraestrutura e Operações de Tecnologia da Informação, o Cejusc de 1º grau e o Centro Memória Juiz Paulo Fleury.
A desembargadora destacou que o TRT-GO está muito avançado em aspectos de tecnologia e parabenizou o tribunal por sua capacidade de integrar memória e inovação. Ela expressou entusiasmo com a estrutura do Judiciário Trabalhista local e manifestou a intenção de levar essa experiência para o TRT-PA/AP. “O tribunal está de parabéns: salas amplas e bem equipadas, entrega efetiva da jurisdição plena e excelente estrutura organizacional’, afirmou.
Veja mais fotos da visita aqui.
TM/SM
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br