3ª Vara do Trabalho de Goiânia cumpre as 4 metas do CNJ em correição 

Publicado em: 11/05/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto da equipe da 3ª Vara do Trabalho com o desembargador Eugênio Cesário. Na imagem há 8 homens de pé. alinhados lado a lado. Na frente dos homens, há 6 mulheres sentadas em cadeiras posicionadas lado a lado.

Desembargador Eugênio Cesário com a equipe da 3ª VT de Goiânia e os juízes Platon Neto e Eduardo Nascimento

A 3ª Vara do Trabalho de Goiânia (3ª VT) foi correicionada ordinariamente pelo período compreendido entre junho de 2022 e março de 2023 pelo desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), Eugênio Cesário, e pelo juiz auxiliar da Corregedoria Regional, Platon de Azevedo Neto, e o diretor de secretaria da Corregedoria Regional, Fábio Oliveira Júnior. Na ocasião, o corregedor cumprimentou e agradeceu ao juiz auxiliar, Eduardo do Nascimento, pelos índices já alcançados pela 3ª VT no período de 2023, e pelas 4 metas cumpridas em 2022. 

Metas 2022

A 3ª Vara, em 2022, cumpriu as 4 metas do CNJ para a Justiça e para a Justiça do Trabalho. Em relação à meta 1, julgar uma quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados no ano corrente, a unidade atingiu o percentual de 124,4%, apreciando 1501 processos quando recebeu 1.225. A correição constatou que o índice foi superior ao registrado em 2021, de 121,3%.

Sobre a meta 2, a correição constatou que a Vara do Trabalho também cumpriu o objetivo de identificar e julgar, até dezembro de 2022, pelo menos 93% dos processos distribuídos até dezembro de 2020. Ao final do referido exercício, a unidade conseguiu atingir o percentual de 106% de processos julgados, correspondendo ao montante de 1.082 ações.

Para a meta 3, que tem por objetivo estimular a conciliação, a unidade cumpriu a meta, o índice de conciliação foi de 52,2%, atingindo, para fins da meta relativa ao estímulo de conciliação, o grau de cumprimento é de 130,5%. 

Por fim, a 3ª VT reduziu a taxa de congestionamento líquida dos processos, relativa à meta 5, e atingiu 100% do percentual de  cumprimento da meta em questão. 

OAB
Desembargador Eugênio Cesário com as advogadas e o juiz do trabalho auxiliar Platon Neto

Desembargador Eugênio Cesário com as advogadas e o juiz do trabalho auxiliar Platon Neto

Estiveram presentes na audiência pública as advogadas Esther Pitaluga, secretária adjunto da Comissão de Direito do Trabalho, e Milena Messias, vice-presidente jovem da Comissão Especial de Direito Empresarial.  O desembargador Eugênio Rosa conversou com as advogadas sobre a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que ocorrerá de 22 a 26 de maio em todo o país. Ele disse que o evento representa uma data importante para o Judiciário Trabalhista, tão vocacionado à conciliação. 

Jurisdição
As Varas do Trabalho de Goiânia possuem jurisdição sobre os seguintes municípios: Varjão, Bonfinópolis, Goianira, Trindade, Santa Bárbara de Goiás, Abadia de Goiás, Aragoiânia, Goiânia (sede da jurisdição), Guapó e Santo Antônio de Goiás.

Confira a íntegra da ata de correição.

CG/JA

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br