Ministro Breno Medeiros faz palestra e lança livro durante o 11º Café do IGT

Publicado em: 20/03/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Dois homens de terno e uma mulher de camisa rosa sentados em sofás no palco em debate com a plateiaO TRT de Goiás foi palco da 11ª edição do Café do IGT, evento promovido pelo Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) em parceria com a Ejud-18. Realizado mensalmente, o encontro reúne profissionais da área para debates sobre temas relacionados à legislação trabalhista, além de arrecadar alimentos para doações. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Breno Medeiros, foi o convidado especial desta edição para falar sobre a evolução no mundo do trabalho, tema abordado no livro “Sociedade 5.0 e o Novo Balizamento Normativo das Relações de Trabalho no Plano das Empresas”, obra de sua autoria.

O encontro foi marcado com um café especial oferecido a todos os participantes. Na abertura do evento, o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, destacou que o Café do IGT reúne a comunidade científica especializada para estudar temas contemporâneos e parabenizou a organização do evento pela escolha do tema e do palestrante para a 11ª edição.

Nascimento destacou que o ministro Breno Medeiros é conhecido por suas ideias inovadoras e posições vanguardistas em questões judiciais e administrativas, durante sua carreira no TRT de Goiás. “E continua sua incansável saga, agora no âmbito do TST, com a atuação marcante que lhe é peculiar, imprimindo qualidade e celeridade aos julgamentos, como integrante da Quinta Turma”, acrescentou  o presidente. “O evento é uma excelente oportunidade para apreender novos e valiosos conhecimentos, que certamente contribuirão sobremaneira para o enriquecimento científico deste seleto grupo de participantes”, registrou.

O presidente da OAB, Rafael Lara, também se dirigiu aos presentes e parabenizou o ministro Breno Medeiros por trazer uma visão moderna das relações de trabalho. Em seguida, o presidente do IGT, Gustavo Afonso Oliveira, destacou que o Café do IGT é um importante grupo de estudos e a presença do ministro Breno Medeiros em sua 11ª edição é uma honra para o Instituto.

Palestrante de terno e gravataPalestra 

O ministro Breno Medeiros abriu a palestra com a frase de Elbert Hubbard: “Uma máquina consegue fazer o trabalho de 50 homens ordinários, mas nenhuma máquina consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário”. Ele trouxe à reflexão o futuro do trabalho frente à evolução tecnológica e a forma como a Justiça do Trabalho pode pensar na nova geração de trabalhadores.

O jurista fez uma breve apresentação sobre a evolução histórica das revoluções industriais e a forma como o trabalho e as relações de trabalho sofreram alterações nesse processo. Explicou que o livro, que aborda esses temas, tem como referência estudos realizados sobre a forma que a sociedade japonesa tem lidado com o ser humano na atual sociedade, que alguns estudiosos chamam de sociedade 5.0.

Segundo Medeiros, na sociedade 5.0, as relações de trabalho já nascem na era digital e, por isso, demandam um novo olhar sobre a legislação e os trabalhadores que surgem sob esse novo prisma. “Temos que pensar como desenvolver a legislação voltada para a nova geração de trabalhadores”, afirmou o ministro.

Medeiros pontuou que a justiça do trabalho deve acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e citou as novas profissões decorrentes da evolução tecnológica. Para além dos aplicativos de transporte, o ministro lembrou a existência de  portos totalmente automatizados e de veículos autônomos, como caminhões de grande porte, que se deslocam sem motoristas.

Mulher apresenta o livro para o autor autografarPara ele, essa realidade abre uma interrogação em relação ao futuro dos trabalhadores. A reflexão de Medeiros é baseada na necessidade de que essa parcela de trabalhadores seja absorvida pelo mercado de trabalho e explica que a velocidade em que as mudanças ocorrem não é acompanhada na mesma medida pela reintegração da mão de obra. Segundo o ministro, é uma situação que desperta a necessidade da sociedade e da justiça do trabalho voltar os olhos para essa parcela de trabalhadores.

Após a palestra, o ministro respondeu a perguntas da plateia e em seguida fez uma sessão de autógrafos do livro lançado.

Presenças

Participaram do seminário o vice-presidente do TRT-18, desembargador Eugênio Cesário, os desembargadores Platon Azevedo Filho, Mário Bottazzo, Welington Peixoto e a desembargadora Elza da Silveira. Também estavam presentes o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra-18), juiz Fernando Rosseto; o presidente da Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego) Joelson Lisboa, além de magistrados e servidores do TRT de Goiás, profissionais e estudantes da área. No palco, o evento foi presidido pela diretora do IGT, Danielle Brito, e acompanhado pelo presidente do TRT-18, Geraldo Nascimento.

Veja o albúm com as fotos do evento.

JA/CG//RR

Comunicação Social – TRT/18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br