As iniciativas realizadas para o atingimento da Estratégia 2021/2026 definidas no Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) estão sendo divulgadas por meio de um relatório elaborado pela Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica. Neste documento estão consolidadas as ações mais relevantes, mostrando o desempenho do tribunal e os resultados alcançados.
Para o presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, as iniciativas descritas no documento demonstram que esta gestão vem desenvolvendo diversas ações significativas que melhoram o desempenho do Tribunal e o cumprimento de sua missão institucional. Veja abaixo alguns destaques.
É um sistema que automatiza a pesquisa, em lote, de informações de partes executadas de processos judiciais com a obtenção de resultados em segundos. Desenvolvido pela Coordenadoria de Sistemas do TRT-18 em parceria com a Secretaria-Geral Judiciária (SGJ), o aplicativo conecta-se a diversos órgãos governamentais e/ou empresas que possuem convênio com o TRT, para obter dados como contas bancárias, bens e endereços das partes.
As novas realidades de teletrabalho após o período pandêmico também foram contempladas com projetos pelo TRT-18. A revisão e atualização de procedimentos, a fim de dar suporte a magistrados e servidores no contexto de teletrabalho resultou na Resolução Administrativa (RA) 56/2022.
A qualidade do teletrabalho também foi abordada com a criação de dicas para melhorar a qualidade da prestação de serviços pelos magistrados e servidores, envolvendo várias unidades da Administração.
A Escola Judicial do TRT-18 foi um dos destaques do relatório devido a sua importância estratégica. A escola contribui com a missão do tribunal em todas as ações formativas promovidas, eventos internos e externos. Esses cursos são realizados em alinhamento com o Plano Estratégico 2021/2026 e com o Plano de Gestão 2021/2023.
A realização de um treinamento interno e completo sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, Lei 14.133/21, permitiu a difusão das novas diretrizes sobre as licitações e contratos públicos, inclusive sobre governança nas contratações e aperfeiçoamento das etapas e processos.
Além do treinamento interno, foi criado um grupo de trabalho para empreender estudos visando à implantação da nova norma no TRT-18. Foi realizada a atualização dos normativos internos e dos modelos de artefatos das contratações, aprimoramento dos procedimentos internos e, ainda, estudo, discussão e alinhamento sobre as disposições importantes trazidas pela Nova Lei de Licitações e Contratos.
As iniciativas do setor de tecnologia do tribunal envolvem a melhoria da segurança cibernética do tribunal. Dentre as diversas ações realizadas com o objetivo de diminuir o risco de ataques cibernéticos destaca-se a autenticação de dois fatores.
As unidades do interior do estado também foram beneficiadas com o incremento da banda dos links MPLS do interior do estado (6Mbps para 10Mbps) e a melhoria do acesso aos sistemas corporativos.
Leia a íntegra do relatório de iniciativas.
CG/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br