A correição ordinária realizada este mês no Foro Trabalhista de Rio Verde ressaltou o excelente desempenho das unidades, especialmente no cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2019. Todas as três VTs analisadas obtiveram o Selo Metas na categoria Diamante pelo cumprimento das 7 metas nacionais.
Outro destaque foi o tempo médio de duração do processo nas três VTs em 2019 e também este ano, que ficou abaixo do limite fixado pela Corregedoria Regional, de 90 e 180 dias. Veja abaixo o desempenho mais detalhado de cada uma das VTs analisadas e o Cejusc de Rio Verde.
1ª Vara do Trabalho de Rio Verde
O desembargador-corregedor, Daniel Viana Júnior, destacou, durante a correição realizada na 1ª Vara do Trabalho de Rio Verde o índice de produtividade superior a 100% no último triênio. Também foi destaque o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional nos processos submetidos aos ritos sumaríssimo e ordinário, ao final do exercício de 2019, que era apenas de 49 e 97 dias, respectivamente. Em 2020, considerados os dados estatísticos até o mês de outubro, o prazo médio de duração do processo foi de 89 dias. A correição também ressaltou o bom índice de conciliação na unidade que este ano atingiu 61,4%.
Na ocasião, a magistrada titular, Samara Souza, agradeceu a valiosa contribuição do juiz auxiliar, Pedro Henrique Menezes pela dedicação e empenho e também registrou elogios aos servidores da Secretaria, na pessoa do diretor Danilo Brito. O desembargador Daniel Viana também agradeceu aos magistrados pelo comprometimento e dedicação durante todo o período da pandemia.
IGest
De acordo com o relatório mais recente do IGEST, referente ao período de 01.10.2019 a 30.09.2020 1ª Vara do Trabalho de Rio Verde, analisada em nível nacional, regional e municipal, apresentou o seguinte desempenho: 114º lugar, entre 570 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 12º lugar entre 18 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual; 3º lugar entre as 4 Varas do Trabalho de Rio Verde.
Confira aqui a Ata Correicional.
2º Vara do Trabalho de Rio Verde
A unidade se destacou no cumprimento da Meta 5 (julgamento de processos na fase de execução) em 2020 cujo índice foi de 139,2%. Em relação à meta específica da Justiça do Trabalho, o prazo médio de duração do processo este ano, até outubro, foi de 71 dias.
Considerando a total regularidade dos serviços nesta Vara do Trabalho, o desembargador-corregedor não fez qualquer recomendação, e parabenizou os juízes titular, Daniel Branquinho e auxiliar, Marcela Araújo, bem como os servidores da Secretaria, na pessoa da diretora Mirian Polini, pela qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Na ocasião, o desembargador Daniel Viana registrou a participação do desembargador Geraldo Nascimento, eleito vice-presidente e corregedor para o biênio 2021-2023.
IGest
De acordo com o relatório mais recente do IGEST, referente ao período de 01.10.2019 a 30.09.2020, a 2ª Vara do Trabalho de Rio Verde, analisada em nível nacional, regional e municipal, apresentou o seguinte desempenho: 54º lugar, entre 570 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 4º lugar entre 18 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual; 2º lugar entre as 4 Varas do Trabalho de Rio Verde.
Confira aqui a Ata Correicional.
4ª Vara do Trabalho de Rio Verde
A unidade apresentou no período analisado um alto índice de conciliação, 65,1%, conforme constatou a correição. Também cumpriu no mesmo período a Meta 5 (priorizar e julgar processos na fase de execução) com índice de 140,8%.
Em relação à meta específica da Justiça do Trabalho, a unidade, considerados os dados estatísticos até o mês de outubro, atingiu grau de cumprimento de 154,3% levando em média 64 dias entre o ajuizamento da ação e a sentença. O desembargador-corregedor, Daniel Viana, agradeceu à juíza titular Virgilina Santos e à equipe de servidores, na pessoa do diretor Sebastião de Paula, pela dedicação e empenho no cumprimento de metas e na qualidade dos serviços prestados.
IGest
A 4ª VT de Rio Verde foi a melhor Vara do Trabalho do TRT-18 classificada no IGEST, em nível nacional, na última atualização do sistema, conforme relatório do sistema HÓRUS 18 (ver foto abaixo).
De acordo com o relatório mais recente do IGEST, referente ao período de 01.10.2019 a 30.09.2020, a 4ª Vara do Trabalho de Rio Verde apresentou o seguinte desempenho: 10º lugar, entre 570 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 1º lugar entre 18 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual; 1º lugar entre as 4 Varas do Trabalho de Rio Verde.
Confira aqui a Ata Correicional.
Cejusc de Rio Verde
Durante a correição no Cejusc de Rio Verde, o desembargador-corregedor parabenizou todos os seus integrantes pela qualidade da atividade judicial prestada e agradeceu o juiz-coordenador Daniel Branquinho e o secretário-executivo Ronaldo Costa, bem como todos os servidores da unidade, pela importante contribuição dada no desempenho do Tribunal em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça em 2019, quando, pela primeira vez desde 2009 o TRT-18 conseguiu cumprir todas as metas fixadas.
Confira aqui a Ata Correicional do Cejusc de Rio Verde.
Confira abaixo a matéria da correição da 3ª Vara do Trabalho de Rio Verde que foi realizada em novembro de 2020.
Comunicação Social – TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br