VT de Goiás fica em 3º lugar no Igest entre as 125 com mesma movimentação processual 

Publicado em: 10/10/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Um grupo de 13 pessoas (seis homens e sete mulheres) está de pé em um corredor, posando para a foto. A parede de fundo tem a imagem de um ipê amarelo e uma citação.

Desembargadora-corregedora Iara Rios, servidores da Saúde e Governança do TRT-GO e servidores da VT de Goiás

A Vara do Trabalho (VT) de Goiás ficou em 3º lugar no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre as 125 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual. O resultado foi apresentado durante correição finalizada em 1º de outubro pela desembargadora-corregedora do TRT-GO, Iara Rios, e pelo diretor da Corregedoria Regional, Marcelo Marques. Eles parabenizaram o juiz titular Whatmann Iglesias e os servidores pelo resultado alcançado. 

O IGest foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas Trabalhistas do país. Para tanto, apresenta um referencial numérico que sintetiza os indicadores de acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. O resultado obtido pela unidade jurisdicional corresponde ao período de 1º/7/2024 a 30/6/2025.

Um grupo de 11 pessoas (sete homens e quatro mulheres), a maioria em trajes sociais, está em pé e posando para a foto em frente a uma parede decorada com uma pintura de um ipê amarelo e uma frase motivacional.

Desembargadora-corregedora Iara Rios e advogados em audiência pública em Goiás

Outros destaques

Em 2024, a VT cumpriu as quatro metas do Conselho Nacional de Justiça, com destaque para a meta 5, na qual a unidade obteve percentual de cumprimento de 207,4%. Essa meta avalia a taxa de congestionamento processual, correspondente ao número de processos pendentes em relação ao total tramitado nos 12 meses anteriores. A corregedora também reconheceu como excelente o índice alcançado pela vara no cumprimento da meta 3 (155,4%). Essa meta avalia o índice de conciliação correspondente ao percentual de processos solucionados por meio de acordo.

Conforme dados parciais de janeiro a agosto de 2025, a VT de Goiás vem cumprindo três das quatro metas, com destaque novamente para a meta 5, em que a unidade alcançou o percentual de cumprimento de 112,9%.

Correição integrada

A correição na Vara do Trabalho de Goiás foi realizada no formato de correição integrada. O novo modelo amplia a atuação da Corregedoria Regional ao oferecer exposições aos magistrados e servidores sobre saúde, governança, gestão estratégica e uso de ferramentas tecnológicas. A proposta é tornar o processo de correição mais eficiente, humanizado e voltado à melhoria do ambiente de trabalho nas unidades judiciárias.

Três homens e três mulheres estão em pé, posando para uma foto em um ambiente interno. Todos estão vestidos em trajes sociais.

Desembargadora-corregedora Iara Rios e advogados em audiência pública em Goiânia

Audiência pública

Participaram da audiência pública com a corregedora, em Goiânia, os advogados: Jerônimo José Batista Júnior, Jaia Guerra, Izabella Lorrayne Gonçalves e Valéria Anastácio. Na oportunidade, relataram que, em conversa com outros advogados que atuam na unidade, não tinham nenhuma crítica em relação aos trabalhos desempenhados.

Por sua vez, na audiência pública na VT de Goiás compareceram os advogados Alciminio Simões, Sebastião Prudente, Vicente Alves, Haroldo Machado, Miriam Domingues, Ricardo Domingues e Roberta Santina. Na oportunidade, elogiaram a atuação do magistrado e servidores e apresentaram manifestações. A desembargadora-corregedora informou-lhes sobre o projeto em trâmite no TRT-GO, a ser submetido à apreciação do Tribunal Pleno, que altera a jurisdição da Vara do Trabalho de Goiás com a transferência do município de Itaberaí para a jurisdição da Vara do Trabalho de Inhumas.

Leia na íntegra a ata de correição da Vara do Trabalho de Goianésia.

Você também pode conferir outras atas de correição acessando o site no seguinte caminho: Portal TRT-18ª > Institucional > Corregedoria > Documentos e Normas > Correições: Acesso às atas publicadas > Correições 2025

AB/WF



Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br