Varas do Trabalho de Aparecida de Goiânia se destacam pelo alto índice de conciliação processual

Publicado em: 22/07/2021
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição



O desembargador-corregedor do TRT-18, Geraldo Rodrigues, realizou correição ordinária no Foro de Aparecida de Goiânia entre os dias 13 e 15 de julho. Na ocasião, ele ressaltou o bom desempenho das três Varas do Trabalho e do Cejusc de Aparecida quanto ao excelente índice de conciliação dos processos.

O desembargador-corregedor registrou, ainda, a valiosa colaboração das unidades na execução do Projeto Garimpo.

Veja a seguir o desempenho de cada unidade:

Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia

1vtA correição destacou o alto índice de conciliações promovidas na unidade que, até o mês de maio deste exercício, foi de 55,5%, atingindo o grau de cumprimento de 111,1% para a Meta 3 do CNJ para o ano de 2021. O desembargador-corregedor reconheceu o excelente índice e cumprimentou a magistrada titular, Fabíola Evangelista, e toda a equipe da VT, na pessoa do diretor de Secretaria Fábio Santos.

IGest

De acordo com o relatório mais recente do IGest, relativo ao período de  abril de 2020 a março de 2021, a 1ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, analisada em nível nacional, regional e municipal, apresentou o seguinte desempenho: 62º lugar, entre 427 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 6º lugar entre 26 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.

O IGest – Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho – foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

2ª Vara do Trabalho de Aparecida

2vtA correição considerou o alto índice de conciliação, aferido na unidade até o mês de maio deste exercício,  de 57% dos processos, atingindo, para fins da Meta 3 do CNJ o grau de cumprimento de 117%. O desembargador-corregedor reconheceu o excelente índice e cumprimentou as juízas Eneida Martins e Fernanda Ferreira e toda a equipe da VT, na pessoa do diretor de Secretaria  Sidney Pereira.

De acordo com o relatório mais recente do IGest, referente ao período de 1º.04.2020 a 31.03.2021, a 2ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, analisada em nível nacional, regional e municipal, apresentou o seguinte desempenho: 105º lugar, entre 427 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 15º lugar entre 26 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.

3ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia

3vtA correição realizada no dia 15 de julho ressaltou o alto índice de conciliação na unidade. Até o mês de maio deste exercício, o índice foi de 58,8%, atingindo, para fins da Meta 3 do CNJ, o grau de cumprimento de 118%. O desembargador-corregedor reconheceu o excelente índice e cumprimentou a juíza Nara Kaadi e toda a equipe da VT, na pessoa do diretor de Secretaria Alan Souza.

Em relação ao IGest, a 3ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, analisada em nível nacional, regional e municipal, apresentou o seguinte desempenho: 52º lugar, entre 427 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 5º lugar entre 26 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.

Cejusc de Aparecida de Goiânia

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Aparecida de Goiânia também recebeu, virtualmente, a equipe da Corregedoria Regional, que finalizou a correição no dia 15 de julho. Foi apurado que, em média, são realizadas 11 audiências por dia. Durante o período correcionado, foram incluídos um total de 2.732 processos, dos quais 721 foram conciliados, considerando no cômputo os processos de conhecimento, execução e na fase recursal. O valor total dos acordos homologados no período ultrapassou o valor de R$ 5 milhões.

Jurisdição

As Varas do Trabalho de Aparecida de Goiânia possuem jurisdição sobre os seguintes municípios: Aparecida de Goiânia (sede da jurisdição), Bela Vista de Goiás, Caldazinha, Cromínia, Hidrolândia, Mairipotaba, Piracanjuba, Professor Jamil e Senador Canedo.

Comunicação Social – TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br