A correição ordinária realizada na Vara do Trabalho de Ceres, pela desembargadora corregedora do TRT-GO, Iara Rios, destacou que o prazo da entrega da prestação jurisdicional (do ajuizamento do processo até a sentença) está muito abaixo do prazo médio ideal fixado pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias. Em 2024, o prazo foi de 62 dias, e, em 2025 (até o mês de junho), passou para 80 dias.
A unidade, que tem como juiz titular Cleber Sales, atingiu todas as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com maior destaque na meta 5, atingindo o percentual de 156,3% de cumprimento em 2024 e 146,1% em 2025. Essa meta avalia a taxa de congestionamento processual, correspondente ao percentual de processos pendentes em relação ao total tramitado nos 12 meses anteriores. Isso significa que a Vara está conseguindo dar boa vazão ao estoque de processos pendentes de julgamento.
De acordo com a ata correicional, o Índice Nacional de Gestão do desempenho da Justiça do Trabalho (Igest), referente ao período de abril de 2024 a março de 2025, a Vara do Trabalho de Ceres, analisada em nível nacional ficou em 34º lugar, entre 93 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual.
A correição na Vara do Trabalho de Ceres foi realizada no formato de correição integrada. Esse novo modelo de avaliação, além de verificar o desempenho judicial, incorpora as áreas de gestão estratégica, dados e saúde do Tribunal. O objetivo é criar uma visão sistêmica, buscar resultados sustentáveis e valorizar o bem-estar e as relações humanas. Essa abordagem conta com a participação de representantes dessas três secretarias para garantir que todos os aspectos do trabalho sejam considerados.
Durante a correição, Iara Rios recebeu a visita do prefeito de Ceres, Edmário Barbosa; do vice-prefeito de Ceres, Marco Antônio Elias da Silva; doprefeito de Santa Isabel, Livino Silva; do comandante da Polícia Militar em Ceres, tenente coronel André Ricardo Nunes; além do assessor do deputado estadual Talles Barreto, Ricardo Marques e do advogado José Alfredo Júnior.,
Compareceram à audiência pública com a corregedora os advogados Diego Andrade e Stefany Jaqueline Rezende. Na oportunidade, elogiaram a celeridade dos trabalhos desempenhados pelo juízo, notadamente as audiências conduzidas pelo magistrado titular.
Leia na íntegra a ata de correição da Vara do Trabalho de Ceres.
Você também pode conferir outras atas de correição acessando o site no seguinte caminho: Portal TRT-18ª > Institucional > Corregedoria > Documentos e Normas > Correições: Acesso às atas publicadas > Correições 2025
SM/LN
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br