A correição de 2021 na Vara do Trabalho de Ceres, conduzida pelo desembargador Geraldo Rodrigues, corregedor regional do TRT-18, observou o excelente índice de conciliações realizadas pela unidade até o mês de agosto, que foi de 53,8%, atingindo 110,3% de cumprimento da Meta 3 do CNJ. Essa meta busca estimular a conciliação dentro do Poder Judiciário nacional. Além desses dados, o desembargador observou que a VT de Ceres, até o mês de agosto, já conseguiu cumprir quatro metas nacionais, inclusive a Meta 1, sinalizando uma redução no estoque de processos da unidade.
O corregedor também destacou a diligente atuação do magistrado e servidores lotados na Vara do Trabalho de Ceres no Projeto Garimpo, registrando que a unidade finalizou as liberações de depósitos judiciais “esquecidos” de todos os processos. Esse projeto trata da identificação de processos arquivados definitivamente que possuem depósitos judiciais “abandonados” ou “esquecidos” por reclamantes, empresas, advogados, peritos e leiloeiros. Os valores encontrados são resgatados pelos titulares ou convertidos em renda para a União.
O corregedor pontuou, ainda, que os prazos médios de duração dos processos na Vara do Trabalho, tem se mantido abaixo da meta fixada pela Corregedoria Regional, de 90 e 180 dias, respectivamente, para os processos que tramitam nos ritos sumaríssimo e ordinário. Segundo os dados estatísticos extraídos do sistema e-Gestão, o prazo médio do ajuizamento da ação até a sentença no ano de 2021, no rito sumaríssimo, é de 47 dias; no rito ordinário, está em 112 dias.

Desembargador corregedor Geraldo Rodrigues com o juiz do trabalho Cleber Sales e a equipe da VT de Ceres
Geraldo Rodrigues, por fim, cumprimentou e agradeceu o juiz titular da unidade Cleber Sales, bem como todos os servidores da Secretaria, pela valiosa contribuição dada no desempenho do Tribunal, em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2021, para a Justiça do Trabalho.
IGest
De acordo com o relatório do IGest, referente ao período de 1º/4/2020 a 31/3//2021, a Vara do Trabalho de Ceres, analisada em nível nacional e regional, apresentou o seguinte desempenho: 21º lugar, entre 267 Varas do Trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; e 1º lugar entre as 4 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.
O índice sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país.
Jurisdição
A Vara do Trabalho de Ceres possui jurisdição sobre os municípios de Carmo do Rio Verde, Ceres (sede da jurisdição), Ipiranga de Goiás, Itapaci, Itapuranga, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Nova Glória, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, São Patrício e Uruana.
Comunicação Social/TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br