Destinação de recursos foi fundamental para que o prédio pudesse ser equipado.

Reitor da UFG Reitor da UFG homenageia atuação de magistrados do TRT-18, entre eles estavam os desembargadores Welington Peixoto, Daniel Viana Júnior e Paulo Pimenta, respectivamente, o primeiro, o terceiro e o quinto na foto, da esquerda para a direita
Em clima de gratidão e homenagens, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou na manhã de hoje, 19/11, uma reunião com os representantes do Poder Judiciário Goiano que contribuíram com destinação de recursos para o Hospital das Clínicas da UFG. Na ocasião, as autoridades foram homenageadas com um certificado e uma miniatura do novo edifício. Confira todas as fotos neste link disponibilizado pela UFG.
Destacando o papel fundamental do envolvimento das pessoas à frente de qualquer projeto, o reitor, Edward Madureira Brasil, destacou que “o HC não deve em nada para nenhum hospital do Brasil. Isso porque temos uma equipe extraordinária que mantém tudo funcionando”. Ressaltando o valor do trabalho realizado na universidade, ele ainda afirmou: “Se há um problema na sociedade, a UFG tem alguém em seu quadro docente para resolver”. Em seguida, o reitor passou a apresentar a história e os números que marcam a força, o impacto e a transformação social promovida pela instituição.
O superintendente do HC/EBSERH, José Garcia Neto, destacou a atuação do reitor, Edward Madureira Brasil, e da vice-reitora Sandramara Matias Chaves na construção da obra ao longo de quase duas décadas. “O hospital ajuda a formar anualmente mais de 1700 profissionais da saúde. Esse hospital foi construído tijolo a tijolo, lentamente, mas com muito afinco e dedicação”, lembrou. Ele destacou ainda a abertura de portas do hospital logo após a sua inauguração, em janeiro deste ano, para o recebimento de pacientes com covid-19 que vieram transferidos de Manaus. O superintendente destacou que, desde a sua abertura, mais de 3 mil pacientes acometidos pela doença passaram pelo hospital e que alcançou o mesmo nível de recuperação que hospitais privados de São Paulo. “Temos muito a agradecer a todas as autoridades aqui homenageadas pelo reconhecimento do nosso trabalho para a realização da construção desse hospital que é referência nacional”, concluiu. Eliane Porto Morais Ferreira, servidora da UFG que ficou internada no hospital quando teve Covid-19, representou os demais servidores na reunião. Participaram ainda da reunião a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves e a Diretora da Fundação de Amparo ao HC, Enilza Paiva.
Reconhecimento
O desembargador Daniel Viana Júnior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região, lembrou que estudou no Colégio de Ensino e Pesquisa de Aplicação (Cepae/UFG) e cresceu brincando no antigo estacionamento sobre o qual foi construído o hospital. “Os valores que chegam e que permitiram a doação para o HC são frutos de indenizações de empresas condenadas. É uma satisfação poder colaborar para a realização desta obra”, destacou. O ex-presidente do TRT, desembargador Paulo Pimenta, lembrou o quanto as duas instituições são irmãs no trabalho de levar benefícios para a sociedade. “É muito prazeroso identificar as necessidades e poder fazer essa reversão de recursos para a sociedade. Nós que saímos daqui devedores do trabalho de vocês”, emocionou-se. Também realizou pronunciamento o desembargador Welington Peixoto, do TRT-18, que, ao tempo em que exercia a advocacia, prestou relevantes serviços à Fundação de Apoio e Pesquisa (FUNAPE) que atua em apoio à UFG.
Wanessa Rodrigues Vieira, juíza do trabalho e egressa da UFG, destacou a participação da Universidade na sua vida pessoal e profissional. “Fomos chamados para receber a homenagem, mas ela é dedicada a cada pessoa que trabalha nessa instituição e todo dia acorda para fazer o seu melhor. Sou muito grata pela UFG ter mudado a minha vida e da minha família”, concluiu.
Já o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho 18ª Região, MPT Goiás, Alpiniano do Prado Lopes, destacou a importância da parceria entre instituições que visam a transformação social. “Estamos juntos para melhorar a sociedade com a UFG”, afirmou. Por fim, a procuradora do Ministério Público do Trabalho 18ª Região, e professora aposentada da UFG, Maria das Graças Prado Fleury, contou que ao longo de 43 anos nunca ficou muito tempo afastada da universidade e lembrou a ligação de seu pai e seu avô que também foram docentes na Faculdade de Direito.
Veja a lista de homenageados:
Procurador da República da Procuradoria de Goiás
Ailton Benedito de Sousa
Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás
Alpiniano do Prado Lopes
Procurador Geral de Justiça – MPE/GO
Aylton Flávio Vechi
Presidente do Tribunal de Justiça
Carlos Alberto França
Procuradora do Ministério Público do Trabalho
Cirene Batista Ribeiro
Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região
Daniel Viana Júnior
Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia
Eneida Martins Pereira de Souza Alencar
Juíza Titular da 1ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia
Fabíola Evangelista Martins
Diretor do Foro da Seção Judiciária de Goiás
Fausto Mendanha Gonzaga
Juiz Titular da 17ª Vara do Trabalho de Goiânia
Kleber de Souza Waki
Juíza Titular da 4º Vara do Trabalho de Goiânia
Jeovana Cunha de Faria
Juiz Federal Substituto do TRF da 1ª Região, 11ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiás
João Moreira Pessoa de Azambuja
Procurador da República, Ministério Público Federal – 1ª Vara Federal, Subseção Judiciária de Anápolis
Lincoln Pereira da Silva Meneguim
Juiz Titular da 13ª Vara do Trabalho de Goiânia
Luciano Santana Crispim
Eliane Porto Morais Ferreira, José Garcia Neto, Maria das Graças Prado Fleury, Edward Madureira Brasil, Sandramara Matias Chaves e Enilza Paiva
Vice-Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho – em Goiás – PRT 18ª Região
Marcello Ribeiro Silva
Juiz Federal – Ministério Público Federal – 11ª Vara Federal
Marcelo Meireles Lobão
Procuradora do Ministério Público do Trabalho em Goiás – PRT 18ª Região
Maria das Graças Prado Fleury
Procurador do Trabalho em Anápolis
Meicivan Lemes Lima
Procurador da República, Ministério Público Federal – 1ª Vara Federal, Subseção Judiciária de Anápolis
Olavo Balestra Neto
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região
Paulo Pimenta
Juíza Substituta da 12ª Vara do Trabalho de Goiânia
Wanessa Rodrigues Vieira
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região
Welington Luis Peixoto
Fonte: Secom/UFG, com adequações.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br