O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou, no dia 13 de agosto, em Brasília, a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, uma das mais altas condecorações da Justiça do Trabalho. Neste ano, três instituições foram agraciadas: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Hospital de Câncer de Barretos e o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho.
Outras 65 personalidades que contribuíram com a sociedade e com a Justiça do Trabalho também foram homenageadas. Entre os agraciados de 2025 está o diretor da Secretaria da Corregedoria Regional do TRT da 18ª Região, Marcelo Marques de Matos, que recebeu a comenda no grau Cavaleiro. Ele foi um dos dois únicos servidores da Justiça do Trabalho homenageados neste ano.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e reuniu ministros de tribunais superiores, parlamentares, magistrados, advogados, autoridades civis e militares, além de representantes de instituições que se destacaram na promoção da Justiça Social e no fortalecimento do Direito do Trabalho no Brasil.
Segundo o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a homenagem reconhece pessoas que, de alguma forma, contribuíram com a história da Justiça do Trabalho. “Enaltecemos hoje aqueles que tiveram uma importância, não só com o Direito do Trabalho, mas sobretudo com a Justiça do Trabalho e o direito social no Brasil”.
A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é uma das mais altas honrarias da Justiça do Trabalho, concedida a personalidades e instituições que se destacam na promoção da Justiça Social e na valorização do Direito do Trabalho no Brasil. A comenda é concedida desde a década de 1970 em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O diretor da Corregedoria Regional foi indicado pela ministra Dora Maria da Costa para receber a comenda.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br