TRT Goiás lança nova ferramenta de conciliação virtual por chat

Publicado em: 30/09/2016
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
img_4277-copy

Presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, fala sobre os benefícios para a Justiça do Trabalho do novo sistema de conciliação virtual

O TRT-GO lançou na manhã desta sexta-feira, 30/9, o Fórum de Conciliação Virtual, ferramenta que vai permitir o contato direto entre as partes do processo por meio de chat, em que poderão conversar e entrar em acordo nos processos trabalhistas. O lançamento foi feito pelo presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, e contou com a presença de juízes, servidores e advogados.

Para utilizar a ferramenta, o interessado deve clicar no link de Conciliação Virtual, que já está disponível no site do Tribunal, ou acessá-la pelo ambiente de consulta processual. O seu funcionamento assemelha-se ao das redes sociais. “Nós somos um dos pioneiros no uso dessa ferramenta e eu acredito que ela vai impulsionar e muito as conciliações no TRT18”, afirmou o desembargador Aldon Taglialegna.

img_4285-copy

Rafael Palladino, da Secretaria de Tecnologia da Informação

Rafael Palladino, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), que desenvolveu a ferramenta junto com servidores da Secretaria-Geral Judiciária, explicou que em menos de uma semana de testes apenas no ambiente processual, 91 partes iniciaram chat e um acordo já foi homologado. “A ideia é que seja um sistema simples de usar, mas de grande benefício”, afirmou o servidor, comentando também que a ferramenta é uma opção a mais de conciliação, que poderá ser feita sem sair de casa ou do escritório.

Conciliação Virtual

Quando uma das partes acessa o chat, imediatamente a parte contrária recebe um e-mail com o link para acessar a conversa. Os acordos poderão ou não ser mediados on-line por um conciliador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Após entrarem em acordo, as partes deverão preencher e assinar eletronicamente um termo de acordo, disponível na mesma plataforma, o qual será posteriormente homologado por um juiz. As conciliações poderão ser feitas em qualquer fase do processo.

Lídia Neves/Seção de Imprensa

img_4294-copy

Autoridades presentes no lançamento da nova ferramenta de conciliação virtual

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br