TRT-GO obtém grau de excelência no índice de maturidade em tecnologia da informação e comunicação do CNJ pela 5ª vez consecutiva

Publicado em: 18/09/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição


Arte gráfica com a manchete "Resultado Final iGovTIC-JUD 2025" em letras azuis. À esquerda, uma tela de tablet exibe um painel de dados com gráficos e porcentagens. Abaixo do título, há os logos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Integra.Com pontuação de 93,38, o Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) garantiu mais uma vez o estágio de excelência, maior categoria do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2025. Esse grau de maturidade foi alcançado pelo tribunal pela primeira vez em 2020. A pontuação obtida este ano coloca o TRT-GO em 3º lugar entre os TRTs de porte médio do Brasil.

Os dados sobre o iGovTIC-JUD foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 10/9. O levantamento avalia o grau de maturidade em tecnologia da informação e comunicação (TIC) dos órgãos do Judiciário em três pilares fundamentais: governança, gestão e infraestrutura. A iniciativa busca promover maior transparência e incentivar boas práticas na administração da tecnologia dentro do Sistema Judiciário brasileiro.

Outros resultados

No ranking geral do iGovTIC-JUD, o TRT-GO ficou na 29ª posição entre os 94 órgãos avaliados. Já na média por temas, o tribunal atingiu 100% em quatro dos oito avaliados: Estruturas organizacionais e macroprocessos, Atendimento e suporte ao usuário, Riscos, e Sistemas de Informação. Em outros três temas, o tribunal conseguiu atingir mais de 90%, como: Políticas e planejamento (97,6%), Transformação digital (96%) e Infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem (90,08%). 

O diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), Murilo Barros, destacou que o excelente resultado obtido é fruto do esforço e cooperação entre diversas áreas de tecnologia da informação no Tribunal.

Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho foi destaque na avaliação realizada pelo CNJ, alcançando a maior média entre os cinco ramos do Judiciário brasileiro. A média geral obtida pelas 94 instituições judiciárias analisadas foi de 86,34 pontos. Já entre os órgãos da Justiça do Trabalho, a média ficou em 90,97 pontos.

Inovações 2025 

Em 2025, a avaliação do iGovTIC-JUD foi realizada exclusivamente por meio do Serviço de Monitoramento de Atos do CNJ (Integra) e incluiu a exigência de evidências mais estruturadas para envio de dados, tornando o processo mais rigoroso e transparente. 

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário serve como uma ferramenta essencial para que os órgãos avaliem suas capacidades tecnológicas, identifiquem pontos fortes e fragilidades, e planejem estrategicamente investimentos e melhorias. 

Acesse o Painel do iGovTIC-JUD – 2021-2026.

AB/ TM/ WF (Com informações da Agência CNJ de Notícias)

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br