O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), desembargador Eugênio Cesário, inaugurou, na tarde de segunda-feira (12/5), a reforma das instalações da Vara do Trabalho de Caldas Novas. Inaugurada em fevereiro de 1992, a unidade judiciária passou por sua primeira reforma em maio de 2003. Pouco mais de duas décadas depois, o TRT-GO entrega à população a segunda grande revitalização do prédio, com foco na modernização física e tecnológica e na melhoria das condições de trabalho.
A obra incluiu a reforma das instalações sanitárias, com instalação de bancadas em granito e novos revestimentos. O piso de cerâmica foi substituído por porcelanato, material de maior durabilidade e resistência, que oferece acabamento superior, facilita a limpeza e reduz os custos de manutenção ao longo do tempo. As luminárias antigas deram lugar a lâmpadas de LED, solução mais econômica e sustentável, com consumo de energia até 80% menor em relação a modelos tradicionais.
Também foram realizadas a remoção de infiltrações no telhado, pintura interna e externa, troca das cortinas, modernização das tomadas (agora com três pinos) e substituição do sistema de ar-condicionado.
A parte lógica e tecnológica do prédio também recebeu atenção especial, com a substituição dos cabos da rede lógica e a entrega de 12 novos computadores desktop para a unidade. Alem disso, a drenagem do estacionamento foi aprimorada para evitar alagamentos.
Ao discursar, o desembargador-presidente do TRT-GO, Eugênio Cesário, destacou que a reforma das instalações alinha a unidade ao padrão de qualidade adotado pelo tribunal. Lembrou que dois anos atrás, no exercício do cargo de corregedor, visitou a Vara e, já naquela oportunidade, deixou registrada a necessidade de reforma do prédio e de modernização de equipamentos. “Este Fórum agora está ajustado à realidade da qualidade de ambiente de trabalho que o TRT-GO cultiva e tanto preza”, afirmou. Ele mencionou ainda os esforços do tribunal para construir novos prédios para a Justiça do Trabalho em Jataí, São Luís dos Montes Belos, cidade de Goiás e Anápolis.
Sobre a obra de Caldas Novas, o desembargador também frisou o compromisso social da Justiça do Trabalho ao informar que os materiais e equipamentos retirados durante a reforma foram doados à Associação Centro Juvenil pela Defesa da Vida (Acejuvi), de Caldas Novas. “Em vez de levar para leilão ou para depósito, determinei que tudo fosse imediatamente doado para essa instituição, que presta assistência à juventude carente da cidade”, declarou. Ele também agradeceu a presença de representantes do MPT-GO, OAB-GO e Amatra 18 no evento. “Desejo, doravante, melhores condições de trabalho a advogados, magistrados e servidores”, finalizou.
A juíza auxiliar da VT de Caldas Novas, Adriane Andrade, ressaltou que a reforma transformou o prédio numa estrutura mais moderna e acolhedora para os cidadãos que buscam a Justiça do Trabalho no município. “Com essa obra, poderemos proporcionar um melhor atendimento, correspondendo aos anseios da população, dos advogados, dos magistrados e dos servidores”, destacou.

Presidente da OAB Seção Caldas Novas, Kamila Ferreira (ao centro), e o procurador-geral do município, Rodrigo Sousa (à direita)
A presidente da Subseção da OAB-GO em Caldas Novas, advogada Kamilla Ferreira, agradeceu aos dirigentes do TRT pela manutenção da sala destinada à OAB e pela sua ampliação com a reforma. “Solicitamos um espaço maior e fomos atendidos. Essa reestruturação física do prédio vai atender melhor aos advogados e aos jurisdicionados. Parabéns ao tribunal!”, disse.
Representando o prefeito de Caldas Novas, o procurador-geral do município, Rodrigo Ribeiro de Sousa, destacou a importância social da Justiça do Trabalho, ressaltando seu papel não apenas na defesa de direitos trabalhistas, mas também na garantia de outros direitos fundamentais. Ele prestou homenagens à servidora aposentada Ronair Proença, que exerceu o cargo de diretora da VT de Caldas Novas por vários anos, e aos magistrados que marcaram a história da unidade, como os juízes Platon Neto, Cleidimar Almeida e Kleber Moreira. O procurador também alertou para ataques recorrentes à Justiça do Trabalho. “A sociedade e a advocacia precisam ficar atentas à importância dessa Justiça especializada”. Por fim, transmitiu os cumprimentos do prefeito Kleber Marra ao presidente do TRT-GO, e colocou o município à disposição para apoiar a Justiça do Trabalho e a advocacia local.

Da esquerda para a direita: juízes Narayana Hannas, Kleber Moreira, Cleidimar Almeida e Platon Neto, desembargador Eugênio Cesário, procurador do Trabalho Alpiniano Lopes e juíza Adriane Andrade
Também prestigiaram a solenidade de inauguração os juízes auxiliares da Presidência Platon Azevedo Neto e Narayana Hannas; o juiz titular da VT de Caldas Novas, Kleber Moreira; o presidente de Amatra 18, juiz Cleidimar Almeida; a secretária-geral da Presidência, Karla Melo; o diretor-geral do TRT-GO, Álvaro Resende; o diretor da Secretaria de Manutenção e Projetos, Paulo Sérgio de Castro; o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégia, Wilane Massarani; a diretora do Cejusc Digital, Michelle Schuh; o chefe do Núcleo Administrativo da Diretoria-Geral, Mário Alfredo Xavier; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano Lopes, o representante do 7⁰ Comando Regional Bombeiro Militar em Caldas Novas, capitão Macedo; e a servidora aposentada Ronair Proença, que atuou como diretora de Secretaria da VT de Caldas Novas por vários anos.
A Vara do Trabalho de Caldas Novas está localizada na rua 8, nº 13, esquina com a avenida A, no bairro Estância Itaici II. O atendimento presencial já foi retomado desde o dia 5 de maio. Durante a reforma, magistrados e servidores foram autorizados a realizarem suas atividades na modalidade de teletrabalho.
Veja o álbum de fotos da inauguração.
WF/LB/LN/JM
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br