Cinquenta por cento das Varas do Trabalho do TRT-18 estão entre as melhores do país no Índice Nacional de Gestão do Desempenho (IGest). Ao todo, 24 VTs de Goiás estão entre as mais satisfatórias, integrando o grupo dos 25% melhores resultados, conforme avaliação do IGest. Pelo ranking, a 18ª Região figura em sexto lugar, empatada com o TRT da 24ª Região (MS). A análise foi feita entre abril de 2021 e março de 2022.
Para o desembargador Geraldo Nascimento, corregedor do TRT-18, o resultado é excelente e reflete o comprometimento e a operosidade dos magistrados e servidores que não medem esforços para prestar serviço de qualidade aos jurisdicionados. “O IGest é uma importante ferramenta de gestão para garantir a efetividade da prestação jurisdicional”, afirmou.
O IGest avaliou o desempenho das 1570 varas do trabalho em todo país. Em Goiás, as três melhores avaliadas, sem considerar a faixa processual a que pertencem, foram a 13ª Vara do Trabalho de Goiânia, que ocupou a 24ª colocação, a VT de Goiás, em 44º lugar e a 4ª VT de Rio Verde, na 48ª posição no ranking nacional. Já levando-se em conta a respectiva demanda processual, a 13ª VT de Goiânia figura em 5º lugar em nível nacional, a VT de Goiás em 6º lugar e a 4ª Vara de Rio Verde em 14º lugar.
Segundo o diretor da Secretaria de Corregedoria Regional, Marcelo Marques, se considerarmos apenas as Varas do Trabalho da 18ª Região, independentemente da faixa processual, a 4ª VT de Rio Verde alcança a primeira colocação, seguida da 13ª VT de Goiânia e da VT de Goiás.
O Índice foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Ele sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e força de trabalho com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país.
Fabíola Villela
Comunicação Social – TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br