
Reunião com a BRF contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência, Narayana Hannas, da coordenadora do Cejusc de Goiânia, juíza Alciane Margarida, da secretária-geral da Presidência, Karla Melo, da diretora-geral adjunta, Fabíola Rios, do diretor do Cejusc de 2º Grau, Itamar Rocha, da diretora de Secretaria do Cejusc Digital, Michelle Schuh, da gerente jurídico da BRF, Joyce Chemin da Silva, da advogada Christiene Pereira e do coordenador administrativo e cálculos, Marlon Bandeira
O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) e a BRF S.A. celebraram nesta terça-feira (9/9), durante reunião realizada no Gabinete da Presidência, a renovação do acordo de cooperação técnica que permite a inclusão de processos da empresa do ramo alimentício nas pautas do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º Grau. O termo aditivo foi assinado no mês passado e tem vigência de 12 meses, sendo o terceiro firmado entre as instituições desde 2023.
O objetivo do acordo é unir esforços para viabilizar a tentativa de conciliação do maior número possível de processos em que a BRF figure como parte, oportunizando a solução consensual de litígios no segundo grau.
Na instalação do Cejusc de 2º Grau, em maio de 2023, a BRF foi a primeira empresa a assinar um acordo de cooperação técnica, medida que impulsionou a conciliação com grandes empresas. Em 2024, o compromisso foi renovado e agora, com o termo aditivo, a parceria se mantém ativa.
O presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, ressaltou a importância da continuidade dessa cooperação. “A BRF é uma parceira estratégica desde a inauguração do nosso Cejusc de 2º Grau. A renovação desse acordo demonstra a disposição da empresa em buscar soluções consensuais para seus processos e fortalece nossa política de estímulo à conciliação”.
Para a vice-presidente do TRT, desembargadora Iara Rios, que é coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), a parceria com a empresa representa “um passo significativo para reduzir o acervo processual, especialmente no segundo grau, e oferecer respostas mais rápidas à sociedade.”
A coordenadora do Cejusc de 2º Grau, desembargadora Wanda Lúcia Ramos, também destacou a relevância do acordo. “Quando inauguramos o Cejusc de 2º grau em 2023, o primeiro acordo de cooperação foi justamente com a BRF. Desde então, a empresa tem apresentado listas de processos que puderam ser pautados para tentativa de conciliação, com resultados muito positivos. Essa terceira renovação simboliza não apenas a continuidade, mas também o fortalecimento da parceria.”
Ela acrescentou que a reunião que marcou a assinatura do termo aditivo foi também uma oportunidade de aproximação com a nova estrutura jurídica da empresa. “A BRF está reestruturando seu corpo jurídico e essa foi uma ocasião de integração. Tivemos a presença de advogadas de Curitiba e da equipe interna de Rio Verde, o que reforça o compromisso de manter um período frutífero de cooperação, especialmente no 2º grau.”
A coordenadora do jurídico da BRF, Cricia Matzenbacher, também destacou a importância da renovação do acordo. Para a empresa, trata-se da reafirmação de um compromisso com o diálogo e a construção conjunta de soluções. “A continuidade dessa parceria valoriza a conciliação como um caminho eficiente para superar desafios trabalhistas”, registrou a instituição.
Segundo a advogada, o instrumento contribui para a agilidade processual e para o fortalecimento de um ambiente de respeito, transparência e responsabilidade social. “Seguiremos empenhados em atuar de forma colaborativa, buscando sempre o equilíbrio entre os interesses da empresa, dos colaboradores e da sociedade”, concluiu.
O termo aditivo firmado em agosto tem a assinatura do presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, da vice-presidente, desembargadora Iara Rios, da coordenadora do Cejusc de 2º Grau, desembargadora Wanda Lúcia Ramos, e da procuradora da BRF S.A., Criscia Matzenbacher.
FV/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br