O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) celebra, no próximo dia 30 de novembro, seus 35 anos de instalação, coroando uma trajetória marcada por avanços, conquistas e reconhecimento institucional. Desde sua instalação, em 30 de novembro de 1990, o TRT de Goiás tem sido protagonista na promoção da dignidade no ambiente laboral e na garantia dos direitos fundamentais de trabalhadores e empregadores. Em 35 anos, a instituição consolidou-se como referência em inovação, gestão pública e pacificação social, ampliando sua presença em todo o estado com unidades judiciárias modernas e acessíveis.
No seu primeiro ano após a instalação, o tribunal recebeu 20 mil processos nas varas do trabalho e 5 mil processos nos gabinetes dos desembargadores, conforme dados de 1991. Hoje, o tribunal recebe a média de 75 mil novas ações trabalhistas por ano nas Varas do Trabalho e 30 mil recursos para serem analisados no segundo grau. Ou seja, nesses 35 anos, o número de ações recebidas evoluiu de forma expressiva, chegando a mais de quatro vezes o volume inicial de processos anuais.
Nessas três décadas e meia, o tribunal também conseguiu chegar às áreas mais longínquas do estado. Em 1991, havia apenas nove Juntas de Conciliação e Julgamento em Goiás. Atualmente, são 52 unidades judiciárias de primeiro grau, sendo 18 Varas do Trabalho na capital e 34 unidades judiciárias, entre varas do trabalho e postos avançados, distribuídas em 25 cidades do interior.
Mas quem faz toda essa engrenagem funcionar são as pessoas. Mais de 2 mil pessoas todos os dias fazem a Justiça acontecer no estado de Goiás: 13 desembargadores, 87 juízes de primeiro grau, 1.461 servidores, 458 terceirizados e 142 estagiários, atuando em unidades administrativas e judiciárias. 35 anos de história de uma prestação de serviços rápida, eficiente e humana.
O presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, destacou que a comemoração é um momento de reconhecimento e gratidão. “Celebrar 35 anos é celebrar pessoas, conquistas e a história de uma Justiça que nasceu com o propósito de transformar vidas. Cada servidor, cada magistrado e cada colaborador que passou por este Tribunal ajudou a construir uma instituição sólida, humana e cada vez mais próxima da sociedade”, afirmou.
Para comemorar a data, o TRT-GO vai realizar uma cerimônia especial que reunirá magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e instituições parceiras, além de autoridades locais, no dia 7 de novembro, às 17h30, no Auditório dos Goyazes do Complexo Trabalhista de Goiânia.
Veja também a série especial de reportagens que contam a história do Tribunal desde sua instalação, a saga para se fazer presente no interior do Estado, as transformações digitais que modernizaram seus serviços, as pessoas que compõem as variadas forças de trabalho e o compromisso social do TRT-GO. Toda quarta-feira uma nova reportagem. Para ler a primeira matéria, clique aqui.
LN/FV/JM
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br