
Desembargador Welington Peixoto e a servidora Lara Barros durante apresentação no evento “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”, promovido pelo CNJ
O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) participou nesta quarta-feira, 27/8, da 24ª edição do evento Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Representado pelo desembargador Welington Peixoto, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, o Tribunal apresentou a iniciativa Café Seguro, que integra o banco de boas práticas do CNJ desde 2020. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube e contou com representantes de tribunais de todo o país com boas práticas inscritas.
Na apresentação, o desembargador Welington Peixoto explicou que o Café Seguro nasceu da necessidade de aproximar a Justiça do Trabalho dos trabalhadores e empresas no próprio ambiente de trabalho, os “chãos de fábrica”. Segundo ele, desde 2017 o TRT-GO vem promovendo visitas a empresas e sindicatos, em articulação com o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e entidades da advocacia trabalhista. “O objetivo é levar informação, orientação e conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, abordando desde o uso adequado de equipamentos de proteção até a prevenção de doenças relacionadas à saúde mental”, ressaltou.
O desembargador também exibiu um vídeo institucional mostrando imagens das visitas realizadas pelo Café Seguro, com a participação de juízes, procuradores, advogados, psicólogos e especialistas em segurança do trabalho.

O juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Jônatas Andrade, comentou sobre a iniciativa do TRT-GO: “É uma prática que aproxima a Justiça da sociedade e dialoga diretamente com a necessidade de ampliar o acesso à justiça, especialmente dos trabalhadores, que muitas vezes nunca tiveram contato com um desembargador ou juiz fora da sala de audiência”
A iniciativa recebeu destaque dos representantes do CNJ que conduziam o evento. O juiz auxiliar da Presidência do Conselho Jônatas dos Santos Andrade, oriundo da Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT PA/AP) , elogiou a criatividade e o alinhamento do Café Seguro com a política judiciária nacional.
“Parabéns ao TRT da 18ª Região por esta importante iniciativa. Essas coisas a gente olha e pensa: por que não pensei nisso antes? É uma prática que aproxima a Justiça da sociedade e dialoga diretamente com a necessidade de ampliar o acesso à justiça, especialmente dos trabalhadores, que muitas vezes nunca tiveram contato com um desembargador ou juiz fora da sala de audiência”, afirmou.
Jônatas também destacou que o contato direto dos magistrados com os locais de trabalho contribui para decisões mais justas. “Muitas vezes decidimos a partir de representações processuais que não são as mais ideais para a formação do convencimento. O magistrado que conhece a realidade tende a decidir melhor.”
Fábio Cesar dos Santos Oliveira, também juiz auxiliar da presidência do CNJ e oriundo do TRF da 2ª Região, reforçou a importância da iniciativa: “É espantoso que, em pleno século XXI, ainda nos deparemos com condições de trabalho tão ruins. Iniciativas como essa, apresentadas pelo TRT-18, contribuem de forma decisiva para transformar o trabalho em espaço de dignidade e ampliar o acesso à justiça.”
O Café Seguro já realizou 20 edições em Goiás e se tornou referência nacional ao promover encontros em empresas de diferentes portes e setores. Em ambiente descontraído, acompanhado de um café, os participantes debatem medidas de prevenção a acidentes, adoecimento ocupacional e práticas de inclusão, sempre com ênfase no diálogo entre Justiça, empresas e trabalhadores.
O desembargador Welington Peixoto destacou que a receptividade da sociedade tem sido significativa, ensejando convites para participação em eventos diversos, como feiras agropecuárias e atividades em universidades. “A ideia é simples, mas poderosa: aproximar a Justiça do Trabalho da realidade cotidiana do trabalhador”, concluiu.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br