A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) vai adotar um novo modelo de correição nas Varas do Trabalho goianas, a correição integrada. Esse formato é inspirado nas correições realizadas pelo TRT da 8ª Região (PA/AP) e envolve também as áreas de gestão estratégica e de saúde.
O objetivo é fomentar o desenvolvimento da visão sistêmica para alcançar resultados de forma sustentável e com foco nas relações humanas. A primeira correição nesse modelo será realizada no dia 23/6 na 15ª Vara do Trabalho de Goiânia.
O novo modelo foi formalmente instituído no TRT-GO com a edição do Provimento Nº 7/2025, da Secretaria da Corregedoria Regional. A correição integrada contará com uma programação especial, com duração das 8h30 às 15h30. As reuniões da desembargadora-corregedora com advogados, juízes titulares e auxiliares e o encerramento com a leitura da ata na presença dos magistrados e servidores serão mantidos.
A novidade é que, no dia da correição, magistrados e servidores das varas da capital participarão de atividades na Escola Judicial do TRT-GO, que incluem palestras com os temas “Saúde e autocuidado”, “Governança, alinhamento estratégico e Prêmio CNJ” e “Ferramentas tecnológicas de auxílio à gestão da unidade judiciária”. No interior, as atividades ocorrerão no ambiente da respectiva unidade.
O modelo de correição integrada implementado no TRT-PA/AP é fundamentado em três pilares: visão sistêmica, autorresponsabilidade e gestão. A visão sistêmica permite compreender que a vara não está isolada, que todas as unidades estão interligadas para compor o regional e a Justiça do Trabalho, sendo que cada unidade influencia e é influenciada pelas outras. Autorresponsabilidade significa que cada unidade, juiz e servidor precisa assumir o protagonismo e ser responsável pelas atividades que desenvolve. Por fim, a gestão significa que todas as unidades devem estar alinhadas e serem geridas de modo a garantir que as atividades desenvolvidas estejam focadas em alcançar os objetivos estratégicos do tribunal e da Justiça do Trabalho.
Esse formato de correição criado pelo TRT-PA/AP vigora naquele regional desde 2012 e foi uma das ações que contribuiu, ao longo dos anos, para que o tribunal conquistasse o Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Excelência em 2024.
Veja a programação da correição integrada na 15ª VT de Goiânia no dia 23/6/2025:
8h30
Local: Secretaria da Corregedoria Regional (Bloco 2 do Complexo Trabalhista, 4º andar).
Observação: Não é necessária a presença de magistrados e servidores da unidade correicionada.
9h30
Local: Auditório da Ejud 18, 9º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia.
10h
Tema: “Saúde e Autocuidado”.
Local: Auditório da Ejud 18, 9º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia.
11h
Tema: “Governança, Alinhamento Estratégico e Prêmio CNJ”.
Local: Auditório da Ejud 18, 9º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia.
12h
14h
Tema: Ferramentas Tecnológicas de Auxílio à Gestão da Unidade Judiciária.
Local: Auditório da Ejud 18, 9º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia.
15h
Local: Ambiente da VT correicionada.
15h30
Local: Ambiente da VT correicionada.
WF/FV/LB
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br