“TRT em ação” conclui visitas ao interior. Projeto terá continuação em 2025

Publicado em: 05/08/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Visita à Vara do Trabalho de Mineiros

A Diretoria-Geral do TRT-GO anunciou que o Projeto “TRT em ação – Construindo o futuro” terá continuidade no próximo ano, a partir de fevereiro, e deve tornar-se anual. O diretor-geral, Álvaro Resende, comemorou o sucesso do primeiro ciclo de visitas a 25 cidades, concluído em meados de julho de 2024, destacando o estreitamento das relações entre a Administração do Tribunal e magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que atuam nas unidades do interior goiano. Segundo o diretor, a próxima gestão do TRT-GO já sinalizou positivamente à continuidade do projeto.

Idealizador do “TRT em ação”, Álvaro Resende contou que essa aproximação com as pessoas que atuam nas portas de acesso do cidadão à Justiça do Trabalho, quais sejam as Varas e Postos Avançados do interior, culminou na elucidação de inúmeras dúvidas e questionamentos sobre assuntos que vão de plano de saúde a reformas de prédios. Também foram registradas e solucionadas demandas que, em circunstâncias diversas, levariam mais tempo entre o levantamento das necessidades e as respectivas tomadas de decisões. “Muitos pedidos que foram feitos e puderam ser resolvidos de imediato, nós resolvemos”, disse Álvaro, salientando a eliminação de algumas etapas burocráticas. 

O diretor-geral ressaltou ainda a  importância do envolvimento e da presença ativa da Comissão Permanente de Planejamento e Acompanhamento de Obras e Serviços de Engenharia (Comob) para o sucesso do projeto, face aos inúmeros pedidos relacionados a melhorias físicas nas instalações das unidades do interior. A comissão tem na sua composição o presidente do Tribunal, o juiz presidente da Amatra 18, o diretor-geral, o secretário-geral da Presidência, o secretário-geral Judiciário, o secretário-geral de Governança e Estratégia, o secretário de Manutenção e Projetos e o diretor da Divisão de Engenharia.  

Obras e reformas 

Reunião com servidores da Vara do Trabalho de Jataí

De acordo com Álvaro Resende, a maioria dos pedidos de reformas já tiveram as ordens de serviço emitidas, como nos casos das instalações das VTs de Caldas Novas e Valparaíso de Goiás. As Varas de Jataí, cidade de Goiás, Rio Verde, Anápolis e São Luís de Montes Belos ganharão prédios novos. Em Jataí e na cidade de Goiás, as obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2025. Os novos prédios de Rio Verde a Anápolis demandam investimentos maiores e é preciso autorização do CSJT para os gastos. Para São Luís de Montes Belos, o Tribunal negociará com o município a doação de um terreno maior para a construção do novo prédio da Justiça do Trabalho naquela cidade a partir de 2025. 

Visita ao Foro de Rio Verde

Álvaro contou que os projetos arquitetônicos dos futuros prédios de Jataí, Rio Verde, Anápolis e Goiás já foram apresentados aos magistrados e servidores dessas localidades durante as visitas e que a aceitação foi muito boa. 

Com relação a Aparecida de Goiânia, o diretor-geral explicou que o prédio que abriga as Varas necessita de novo layout interno envolvendo estrutura. Essas intervenções devem ser executadas no ano de 2026. 

Equipamentos e mobiliário

Álvaro Resende informou que o Tribunal já está fazendo as aquisições de bens permanentes para atender aos pedidos desse tipo. “Eu acredito que até o final deste ano todas as Varas já terão sido atendidas com novos equipamentos, eletrodomésticos, reforma predial, reforma de porta giratória e instalação de piso tátil, por exemplo. Estamos investindo R$ 1 milhão em bens móveis e equipamentos em 2024 e outros R$ 40 milhões já estão autorizados para o triênio 2025/2027 para a construção dos novos prédios”, contou. 

Entre as unidades que receberão mobiliário novo está a Vara do Trabalho de Ceres, cujos móveis já tinham mais de dez anos. “Apesar de estar bem cuidado, esse mobiliário já estava fora do padrão do Tribunal”, explicou o diretor-geral. A troca ocorrerá no mês de agosto deste ano. 

Pessoas

Uma das grandes preocupações do projeto foi a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Álvaro Resende afirmou que os debates presenciais foram extremamente importantes para a abordagem de questões atinentes à área de gestão de pessoas, muitas esclarecidas de imediato e outras por meio de consulta à área técnica específica. Ele citou, por exemplo, o deferimento, de pronto, de pedidos de mais um estagiário para aquelas Varas que tiveram aumento na demanda processual, mas não tiveram aumento de servidores devido à carência de servidores vivida pelo Tribunal.

Processos e fiscalização 

Visita ao Foro de Anápolis

O diretor-geral ressaltou que para cada Vara do interior visitada foi autuado um processo administrativo específico tendo como interessado principal o magistrado e o diretor da Vara. “Eles são os meus fiscais, vão acompanhar a execução e cobrar as providências da Diretoria-Geral. Não faria sentido eu sair da minha sala em Goiânia, ir até as Varas do interior, prometer e não cumprir. Se eu não conseguir executar alguma coisa por algum motivo, eu vou explicar o porquê”, pontuou. 

Álvaro Resende enfatizou mais uma vez que o projeto nasceu com o compromisso de encurtar distâncias entre a administração central, na capital, e as unidades do interior. “Saí dessas visitas maior do que eu entrei porque pude ver a realidade pela porta de entrada da Justiça do Trabalho no interior”, disse. Ele acrescentou que o projeto é muito importante para reforçar a transparência nas ações e decisões da administração. 

Acompanharam o diretor-geral nas visitas o chefe do Núcleo Administrativo da Secretaria Executiva da Diretoria-Geral, Mário Alfredo Xavier, a diretora da Secretaria de Manutenção e Projetos, Cássia Kafuri, e o diretor da Divisão de Engenharia, Paulo Sérgio de Castro. O presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento, também participou de algumas visitas.  

Depoimentos

As últimas visitas do projeto ocorreram nas unidades da Justiça do Trabalho em Mineiros, Jataí, Rio Verde, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Inhumas. O juiz Luiz Eduardo Paraguassu, titular da 3ª Vara do Trabalho de Anápolis, avaliou que a visita do diretor-geral e sua equipe ao Foro Trabalhista foi de suma importância. “A interação dos servidores lotados no interior com a alta direção do nosso Tribunal demonstra a preocupação desta administração com quem trabalha longe dos holofotes da capital e nos faz sentir membros de uma grande equipe. A participação em massa dos servidores e as prontas respostas do Álvaro foram muito esclarecedoras. Que venham novos encontros como esses!”, afirmou.

Visita ao Foro de Aparecida de Goiânia

A juíza Fabíola Evangelista Martins, titular da 1ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, disse que os juízes e servidores do Foro de Aparecida ficaram muito satisfeitos com a visita do diretor-geral e sua equipe dentro do projeto “TRT em ação”. Para ela, ter uma via de comunicação direta com a Administração faz com que magistrados e servidores do interior sintam-se valorizados. “O tom ameno e informal da conversa permitiu que nossas necessidades fossem expostas abertamente e sentimos a intenção genuína de sermos ouvidos em nossas postulações. Projeto fantástico e muito proveitoso que merece ter continuidade em nosso Tribunal”, elogiou.

O diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Jataí, Danilo Diniz, declarou que os servidores ficaram profundamente honrados com a visita do diretor-geral e sua equipe à VT de Jataí. “Esta iniciativa pioneira reflete o compromisso da Administração em entender, de perto, as necessidades e desafios das regiões do interior, além de oferecer soluções imediatas e eficazes. A presença deles é um marco significativo e um reconhecimento valioso para nosso trabalho”, concluiu.

Leia também a notícia publicada anteriormente sobre o assunto: Projeto TRT em Ação: administração realiza diagnóstico das VTs do interior sobre condições de trabalho

WF/JA/FV

      

 

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br