TRT-18 quer ouvir sua opinião sobre o Plano de Gestão de Riscos 2023

Publicado em: 11/07/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Com o objetivo de melhor atender a sociedade, o TRT-18 abre nesta segunda-feira (10/7) uma consulta pública para ouvir a opinião do cidadão sobre o Plano de Gestão de Riscos, ciclo 2023, do Tribunal. O prazo para responder aos itens do formulário eletrônico vai até 21/7.

A intenção do Tribunal, por meio da consulta, é estimular a participação de magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público e de outros segmentos da sociedade no processo de Gestão de Riscos do TRT-18.

Sabe o que é  risco? E o que é Gestão de riscos?

Risco é o efeito da incerteza sobre objetivos estabelecidos. É a possibilidade de ocorrência de eventos que afetem a realização ou alcance dos objetivos, combinada com o impacto dessa ocorrência sobre os resultados pretendidos. Os riscos podem ser de naturezas diversas. Algumas das situações consideradas são: falta de apoio da alta direção, obsolescência dos sistemas de TI, desastres naturais, entrega dos serviços em desconformidade com os requisitos e responsáveis por atividades operacionais não definidas.

Gestão de riscos é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar a organização no que se refere a riscos e a oportunidades. Isso resulta no planejamento e no uso dos recursos humanos e materiais para adoção de medidas preventivas, corretivas e contingentes para os riscos identificados. Veja o vídeo anexado na matéria para saber mais sobre gestão de risco nas organizações:

As etapas do ciclo de Gestão de Riscos são: Comunicação e Consulta; Estabelecimento do Contexto; Processo de Avaliação de Riscos, o qual compreende a Identificação de Riscos, Análise de Riscos e Avaliação de Riscos; Tratamento de Riscos; Monitoramento e Análise Crítica.

De acordo com a Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica, para o ano de 2023, foram definidas as seguintes atividades como escopo da Gestão de Riscos:

  1. Levantamento de Depósitos Judiciais;
  2. Tecnologia da Informação: Gestão de Banco de Dados;
  3. Estatística – Levantamento de informações para promoção de magistrados;
  4. Saúde – Atendimento de Urgências e Emergências;
  5. Gerenciamento de Transportes;
  6. Segurança: Controle de acesso de pessoas e bens; e Brigada de Incêndio;
  7. Gestão de Processos de Trabalho; Gestão de Riscos; e Integridade;
  8. Vice-presidência – Dissídios Coletivos.

Acesse o formulário sobre o Plano de Gestão de Riscos e contribua com suas sugestões. O prazo para opinar vai até 21/7.

Conheça o Plano de Gestão de Riscos do TRT-18.

Comunicação Social com informações da SGGOVE/TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br