Projeto na Pecuária de Goiânia leva cidadania e alerta crianças sobre tráfico humano

Publicado em: 22/05/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Várias crianças em pé sorrindo para a foto. Elas estão de uniforme

Crianças de escolas públicas no estande do TRT-GO na pecuária

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) participou, entre os dias 19 e 22 de maio, do Projeto Escola na SGPA, realizado durante a Exposição Agropecuária de Goiânia. Cerca de 4 mil crianças de 23 escolas públicas de Teresópolis de Goiás, Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia visitaram o local nesse período e participaram de atividades educativas sobre direitos trabalhistas, trabalho seguro e prevenção ao tráfico de pessoas.

O TRT-GO também contou com o estande “Espaço Cidadania: informar, proteger e transformar”, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT). O espaço ofereceu informações sobre cidadania, sustentabilidade ambiental e riscos relacionados ao mundo do trabalho.

Palestras e teatro

A programação incluiu palestras ministradas pelas psicólogas Gabriela de Castro e Marina Cançado, e pela assistente social Rosane Lima. As profissionais abordaram, de forma acessível, os perigos do tráfico humano. Outra atração foi a apresentação teatral dirigida por Samuel Baldani e interpretada pela atriz Andreza Moura, que encantou as crianças ao tratar de temas complexos por meio da linguagem lúdica.

Dezenas de crianças sentadas em uma área coberta.

Crianças durante palestra na Exposição Agropecuária de Goiânia

A advogada Judy Almeida, representante do IGT, também dialogou com os pequenos sobre o tráfico de pessoas. “A participação do IGT, MPT e TRT junto às crianças foi de extrema importância. A peça teatral e a distribuição de cartilhas contribuíram para disseminar informação de forma lúdica, atingindo positivamente o público infantil. Com certeza plantamos uma semente”, afirmou.

Coordenadora do Projeto Escola na SGPA, Tamara Hamu destacou o valor de inserir temas relevantes no universo infantil. “Acredito que quanto mais memórias e conteúdos significativos apresentarmos às crianças, melhor será para a sociedade e para o futuro delas. Como veterinária, faço questão de mostrar que, para todos se alimentarem e se vestirem, alguém precisa produzir”, pontuou.

Sobre a parceria com o TRT-GO, Tamara relatou a boa recepção do público. “Tenho ouvido muitos elogios, principalmente de diretoras de escolas localizadas em regiões com maior vulnerabilidade e violência. Os temas abordados, especialmente o tráfico infantil e as falsas oportunidades, são muito importantes para as crianças. Foi fantástico. Muito obrigada”, concluiu.

Fotos das visitas das crianças:

Confira também mais fotos e vídeos das atividades com as crianças.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br