
O presidente do TRT-GO reuniu servidores e magistrados para celebrar as conquistas dos primeiros 100 dias de sua gestão
A Administração do TRT-GO reuniu-se com magistrados e servidores na última sexta-feira, 30/5, no auditório da Presidência, para comemorar os 100 dias da gestão do biênio 2025/2027. Em seu discurso, o presidente do tribunal, desembargador Eugênio Cesário, destacou as mudanças implementadas, as conquistas alcançadas, principalmente na área da saúde e bem-estar, e falou sobre o que ainda há para ser cumprido até o fim de seu mandato. Na abertura do evento, Eugênio Cesário demonstrou sua satisfação com as medidas adotadas até o momento.
“Ao final desses 100 dias, o que eu poderia dizer é que nós estabelecemos metas para dois anos e hoje, sinceramente, se eu entregasse a administração do tribunal, eu sairia feliz, porque foram estabelecidas as bases de todas as transformações que eu gostaria de fazer”, afirmou.
O presidente destacou o compromisso de sua gestão com a valorização institucional. Ele explicou que, ao assumir o cargo de vice-presidente, já refletia sobre a contribuição que poderia deixar para o Tribunal. O diagnóstico inicial, segundo ele, envolveu escutar as demandas de servidores, magistrados e advogados sobre a qualidade do serviço prestado e, principalmente, das condições de trabalho.
A partir desse levantamento, Eugênio Cesário traçou os principais eixos de sua gestão. Internamente, o destaque foi para a saúde, considerada prioridade para servidores e magistrados. Segundo o presidente, um conjunto de medidas estruturantes foi adotado para melhorar a administração dos planos de saúde e do serviço médico oferecido dentro do tribunal, além de atuar para o reembolso dos custos com coparticipação e medicamentos de uso contínuo. “E essa regra valerá tanto para magistrados quanto para servidores”, ressaltou, ao defender a justiça na distribuição do auxílio-saúde, com critérios que beneficiem os que mais precisam.

Presidente e vice-presidente do TRT-GO celebram as conquistas dos primeiros meses de mandato. O diácono Rosemar Resende, realizou, na ocasião, uma pequena cerimônia em comemoração aos resultados
Outra ação relevante apresentada foi o esforço da administração para a construção do novo Fórum de Rio Verde, obra que será iniciada ainda este ano com recursos já garantidos. O presidente celebrou a conquista, que considerava inicialmente ousada para um início de gestão.
Outro tema abordado com destaque foi a necessidade de “reengajamento institucional”. Eugênio Cesário enfatizou o esforço em resgatar o espírito de união e pertencimento no TRT-GO, especialmente entre os servidores mais dispersos. “A palavra hoje pra mim é reengajamento. Precisamos recuperar o engajamento que um dia tivemos. Somos uma casa, uma grande família, unidos em torno de propósitos maiores”. Ele citou, inclusive, a parábola da ovelha perdida, ao explicar que a prioridade é acolher os mais distantes.

Presidente Eugênio Cesário ressalta avanços nos 100 dias de gestão e o início de projetos em inovação, bem-estar e crescimento na estrutura da Justiça do Trabalho em Goiás
Na área de gestão de pessoas, o presidente alertou para a redução contínua do quadro de servidores e o crescimento da demanda de trabalho. Ele mencionou a previsão de aposentadorias em massa nos próximos anos e a impossibilidade de reposição na mesma proporção.
Como resposta, a solução encontrada foi acelerar a transformação digital dos serviços. Segundo ele, os gabinetes estão sendo reestruturados com uso de inteligência artificial e os resultados já são visíveis. “A transformação digital é uma resposta direta à redução do quadro e ao aumento da demanda. Já temos IA em funcionamento, e a implementação está em estágio avançado.”
Outro projeto relevante mencionado pelo presidente é a proposta de ampliação da estrutura do TRT-GO, com a criação de novos cargos de desembargador. O projeto já foi aprovado internamente e deverá ser analisado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Por fim, Eugênio Cesário reiterou sua gratidão à equipe, mencionando nominalmente servidores que se destacaram nesses 100 dias. Ele encerrou seu discurso com um balanço honesto das dificuldades enfrentadas, sem deixar de destacar os avanços. A celebração foi marcada por um tom de otimismo e união, com direito a momentos descontraídos. Para o presidente, esse espírito de proximidade é parte fundamental da reconstrução institucional.
Veja mais fotos do evento aqui.
JA/LN/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br