


Juiz Rodrigo Trindade disse que o Pangea pode ser utilizado também por advogados, além de servidores e magistrados
Desembargadores, juízes e servidores do TRT-GO e advogados trabalhistas assistiram a uma palestra na manhã de quarta-feira, 12/3, no Plenário Ipê, sobre o sistema Pangea-Gab. O evento foi promovido pela Escola Judicial (Ejud 18) e teve como palestrante o juiz Rodrigo Trindade de Souza, mestre em Direito, juiz auxiliar da Presidência do TRT-4 (RS) e titular da 2ª Vara do Trabalho de Lajeado (RS). Ele integrou o grupo de trabalho responsável pela criação do sistema.
O Pangea-Gab é uma ferramenta derivada do Pangea, sistema criado pelo TRT-4 e atualmente utilizado por vários outros TRTs, que vêm colaborando para seu desenvolvimento e aprimoramento. O Pangea-Gab otimiza a elaboração de sentenças e votos, proporcionando mais agilidade e riqueza de subsídios a juízes, desembargadores e seus assistentes. Segundo a Coordenadoria de Precedentes e Jurisprudência do TRT-GO, o link do sistema será disponibilizado no site do tribunal em breve e, a partir daí, as Varas e Gabinetes poderão ser cadastradas para manterem seus próprios bancos de dados.
Ao fazer as apresentações antes do início da palestra, a diretora da Ejud 18, desembargadora Rosa Nair Reis, ressaltou que o Pangea-Gab é uma iniciativa essencial para a modernização e para a eficiência da atividade jurisdicional no tribunal. “A implementação do Pangea-Gab no TRT-GO representa um avanço significativo na consolidação do sistema processual de formação de precedentes qualificados, contribuindo para a uniformização da jurisprudência e para um julgamento cada vez mais célere e seguro”, destacou a desembargadora.
Ao falar sobre a importância do Pangea-Gab e sobre o volume de processos que os gabinetes recebem, o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, salientou que um dos compromissos que ele fez ao assumir a administração do tribunal foi o de promover a transformação digital dos gabinetes e que essa mudança já está começando. “É esta via que vai nos permitir melhorar não só a qualidade do serviço que entregamos, mas também a qualidade do nosso trabalho”, reforçou o presidente.
Em sua palestra, o juiz Rodrigo Trindade explicou como surgiu o Pangea e as ferramentas dele derivadas: Pangea+ e Pangea-Gab, sendo essa última o tema central de sua exposição. “O Pangea-Gab é uma alteração de cultura na forma de trabalhar em Gabinetes para produção de sentenças e acórdãos”, frisou. Ele destacou que as três grandes funções do Pangea-Gab são unificar a pesquisa, organizar o Gabinete e atualizar a jurisprudência, o que resulta num ganho considerável de tempo.
Saiba mais assistindo à palestra, que está disponível no canal TRT Goiás no YouTube. A apresentação do juiz Rodrigo Trindade começa aos 27 minutos do vídeo.
Juiz Rodrigo Trindade (à direita) com o servidor Marcelo Souza (à esquerda) e o juiz Kleber Waki, coordenador pedagógico da Ejud (ao centro)
Na tarde de terça-feira, 11/3, o juiz Rodrigo Trindade e o servidor Marcelo Souza, assistente da Secretaria de Inteligência Judiciária do TRT-4, ministraram um curso de formação de facilitadores no sistema Pangea-Gab. A atividade foi realizada no laboratório de Informática da Ejud 18. Os dez servidores que participaram do treinamento vão atuar como multiplicadores de conhecimento dentro do tribunal, tirando dúvidas sobre o funcionamento do sistema e dando suporte para a implementação da ferramenta Pangea-Gab no Regional goiano.
Veja mais fotos:
Curso de formação de facilitadores
WF/LN
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br