


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18), desembargador Eugênio Cesário, reuniu-se no dia 20 de março com os servidores multiplicadores da ferramenta Pangea-Gab para discutir a estratégia de implantação da nova tecnologia no Regional. Desenvolvido pelo TRT da 4ª Região (RS), o sistema já está em processo de integração ao Galileu — ferramenta de inteligência artificial generativa desenvolvida pelo TRT-4 — e representa mais um passo rumo à modernização da atividade jurisdicional.
Durante a reunião, o desembargador incentivou os multiplicadores a elaborarem um cronograma de divulgação da ferramenta, com ações de aproximação com os gabinetes e varas. “A proposta é fazer um trabalho corpo a corpo com os assessores e promover reuniões presenciais e on-line com as unidades de primeiro grau da capital e do interior, utilizando as salas de treinamento da Escola Judicial em Goiânia e Aparecida de Goiânia”, explicou a Secretária-Geral da Presidência Karla Sousa Melo.
A iniciativa pretende impulsionar a adoção do Pangea-Gab pelas unidades judiciais e garantir o pleno aproveitamento de suas funcionalidades. Segundo Augusto Claudino Dias, diretor da Coordenadoria de Precedentes e Jurisprudência, a principal vantagem da ferramenta está justamente na sua integração com a inteligência artificial generativa, o que permitirá a elaboração automatizada de relatórios de decisões proferidas, a sistematização de estudos de precedentes e o salvamento de modelos diretamente no sistema.
Presidente reitera compromisso com a transformação digital dos gabinetes durante reunião com servidores multiplicadores
Durante a reunião com os multiplicadores, o presidente Eugênio Cesário reiterou o compromisso da atual gestão com a transformação digital dos gabinetes e destacou que a adoção do Pangea-Gab representa um marco importante nesse processo. “É essa via que vai nos permitir melhorar não só a qualidade do serviço que entregamos, mas também a qualidade do nosso trabalho”, afirmou o desembargador.
A expectativa é de que, com a integração entre Pangea-Gab e Galileu, o Regional goiano consolide um novo modelo de atuação mais inteligente, célere e colaborativo, com impacto direto na produtividade e na segurança das decisões judiciais.
Multiplicadores do Pangea-Gab farão corpo a corpo nos Gabinetes e Varas
O Pangea-Gab é uma ferramenta derivada do sistema Pangea, também criado pelo TRT-4, e tem sido adotado por diversos tribunais trabalhistas do país. Voltado especialmente para o apoio na elaboração de sentenças e votos, o sistema oferece maior agilidade e riqueza de subsídios a magistrados e suas equipes. Além disso, possibilita a criação de bancos de dados próprios pelas unidades judiciais, ampliando a segurança e a organização das informações.
A implementação do sistema no TRT-GO foi precedida por uma série de ações formativas. Na tarde do dia 11 de março, dez servidores participaram de um curso de formação de facilitadores, ministrado pelo juiz Rodrigo Trindade de Souza, integrante do grupo de desenvolvimento do Pangea-Gab, e pelo servidor Marcelo Souza, assistente da Secretaria de Inteligência Judiciária do TRT-4. Esses facilitadores agora atuam como multiplicadores internos do conhecimento e serão peça-chave na expansão do uso da ferramenta.
FV/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br