Durante o mês de janeiro, marcado pelo movimento Janeiro Branco, a Justiça do Trabalho, por meio do Programa Trabalho Seguro, destaca a importância de ambientes de trabalho saudáveis para prevenir o esgotamento físico e mental de empregadores e empregados. A campanha nacional reforça o direito à desconexão como uma medida essencial para preservar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, promovendo saúde mental e emocional.
O excesso de disponibilidade no trabalho é um dos fatores que podem desencadear o esgotamento. A campanha desenvolvida pelo Programa Trabalho Seguro destaca que os avanços tecnológicos e as ferramentas de comunicação devem ser utilizados para otimizar relações e atividades no ambiente de trabalho, mas sem causar sobrecarga ou exploração de trabalhadores. Além disso, a desconexão é fundamental para assegurar momentos de descanso, lazer e convivência social e familiar, pilares essenciais para uma boa saúde mental.
Inspirado pelo Janeiro Branco, que surgiu em 2014 para alertar sobre a relevância dos cuidados com a saúde mental, o Programa Trabalho Seguro busca engajar empresas e trabalhadores na construção de espaços laborais mais humanos e saudáveis. O tema também dialoga com as recentes discussões sobre o impacto do trabalho na saúde emocional, reforçando a necessidade de políticas públicas e práticas empresariais que priorizem o bem-estar dos trabalhadores. Confira o material da campanha abaixo e no perfil do TRT Goiás no Instagram (@trtgoias).
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br